domingo, 14 de novembro de 2010

Análise: Craques a custo zero!

Como todos sabem, os clubes poderosos financeiramente não tem problemas em pagar qualquer quantia por um jogador de qualidade.Contudo, os clubes de 2ª linha da Europa, como não possuem as mesmas condições financeiras, apostam mais numa visão/estudo de mercado em que o objectivo é claramente escolher o reforço certeiro, ou seja, o que representa uma menor hipótese de falhanço e sempre considerando o factor qualidade/preço.
Actualmente, existem clubes que apostam noutra estratégia: procuram conseguir bons jogadores a custo zero, ou seja, quando o contrato de determinado jogador expirar, podendo assim contratar mais-valias sem qualquer contrapartida financeira.
Inclusive, alguns clubes, para não verem o jogador sair sem receber nada, procuram vendê-lo antes que acabe o contrato, muitas vezes por valores bastante inferiores ao da sua qualidade.Isto prova que muitas vezes, apesar de não se ter grandes quantias para gastar, conseguem-se  jogadores de qualidade, capazes de decidirem um jogo, isto dependente da visão de mercado de cada clube.
O Sporting, no último defeso, procurou apostar nesta estratégia perante a falta de meios financeiros e conseguiu trazer Timo Hildebrand para Alvalade, tendo-se ainda falado na possível vinda de Júlio Cruz ou Guilhermo Franco, o que não se acabou por concretizar.Nos últimos dias, Hugo Almeida e Nolito foram apontados ao Sporting e Benfica respectivamente(curiosamente ambos acabam contrato no final da época), o que comprova a necessidade de ambos optarem por soluções mais económicas devido ao forte investimento feito na pré-temporada.

Assim, o Império Futebolístico vai apresentar a lista dos jogadores mais sonantes que acabam contrato no final desta época mas que em Janeiro já podem negociar com outros clubes(Atenção que até lá, os jogadores já podem ter renovado com as suas equipas e prolongado o seu contrato).Nesta lista, alguns nomes poderiam interessar aos três grandes, e que penso que seriam opções válidas para Sporting, Benfica e FC Porto mas há alguns nomes que têm qualidade para jogar ao mais alto nível no futebol europeu.

Os 10 jogadores mais sonantes a acabarem contrato no final da presente época:

Afellay - O craque do PSV não vai renovar e já está a provar uma acesa disputa entre as melhores equipas da Europa.Visto como um médio talentoso e promissor, tem sido associado diariamente a Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Arsenal mas penso que o PSV o venderá já em Janeiro para não o ver partir sem receber qualquer quantia.

Bosingwa - O lateral português voltou agora á competição depois de uma longa paragem e ainda não sabe se vai ter o contrato renovado.Se não tiver, não tenho duvidas que não faltaram pretendentes por um dos melhores laterais-direitos do mundo e, não me parece que esteja disposto a voltar para Portugal mas nunca se sabe...

Hugo Almeida - O avançado internacional português viu a renovação do seu contrato ser suspensa e deve estar mesmo de saída do Bremen.Desde então, tem sido apontado com frequência ao Sporting, como sendo o "pinheiro" ideal para Paulo Sérgio e a verdade é que as características de Hugo Almeida davam jeito ao clube leonino mas em Inglaterra, Everton e Birmigham também estão atentos á situação do avançado.

Nolito - O extremo do Barcelona "B" até fez a pré-época com o plantel principal mas, aos 24 anos percebeu que será muito difícil rivalizar com Pedro, Messi e companhia por um lugar no plantel.Até agora, jogador e clube não falaram sobre a renovação e quem está com muita atenção ao desenrolar do processo é o Benfica, que vem no jovem desequilibrador um jogador semelhante a Dí Maria.

Pienaar - O médio sul-africano é apontado desde o Verão ao Inter, agora de Benitez.Os italianos sabiam que o craque acaba contrato no final da época e esperaram para ver no que daria o processo e até agora não há nenhuma renovação e especula-se que os italianos ataquem o jogador em Janeiro e de certeza que o Everton não se importará de o negociar por valores inferiores á sua categoria, visto que senão o fizer, o criativo sairá a custo zero.

Bobô - O avançado deu nas vistas no duplo confronto do Besiktas frente ao FC Porto.Jogador possante e um autêntico "matador", daria muito jeito aos 3 grandes pela dimensão física que empresta ao jogo e quanto a mim, não se deve importar de vir para Portugal.

Lucas - Titular por muitas vezes no Liverpool, o certo é que acaba contrato no final da época e ainda não renovou.Jogador muito certinho, versátil e com grande qualidade de passe, não me parece que esteja ao alcance de nenhuma equipa portuguesa(infelizmente).Cheira-me que vá para Itália, mais concretamente para o Milan, que o segue á bastante tempo.

Rakitic - Criativo croata do Schalke 04, Rakitic é um jogador com bastante talento e margem de progressão.No passado, viu o seu nome associado a Manchester United e Milan mas acabou por não sair da Alemanha e, curiosamente, os portugueses tiveram oportunidade de o ver jogar no Schalke-Benfica, onde deu que fazer a Maxi e companhia.Parece-me que tinha lugar no plantel de um dos colossos europeus.

Elmander - Este avançado sueco enchia-me as medidas cada vez que o via a actuar no Toulouse.Agora ao serviço do Bolton, alterou a sua forma de jogar mas a qualidade mantém-se lá intacta.
Impressiona pela sua estrutura física e pela sua velocidade, tratando-se de um autêntico criativo com a bola nos pés, apesar de ser avançado.Ultimamente, anda a perder o seu espaço no clube inglês mas penso que seria uma boa opção para o Sporting e inclusive, já há rumores que Costinha já o tem debaixo de olho.

Rat - Lateral-esquerdo do Shakhtar, dá nas vistas pela forma como percorre todo o flanco esquerdo de trás para a frente. Exímio marcador de bolas paradas, penso que já apresenta maturidade e qualidade suficiente para dar o salto para um emblema de top do futebol europeu, onde o seu destino deve ser o Arsenal.

4 comentários:

  1. Mais um excelente texto do blog.

    Para o meu Sporting, queria Bobo e Elmander para o ataque, Pienaar e Lucas para o meio campo e para a defesa o Rat pois o Evaldo não esta a convencer.

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    SL

    ResponderExcluir
  2. Excelente pescada de texto, bem informativo.

    Realmente, Bosingwa, Hugo Almeida e Lucas devem receber várias propostas!

    http://www.gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Giovanni.

    É esse o objectivo.

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Hugo Almeida de leão ao peito já!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.