quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Freddy Adu: Tomahawk americano que nunca explodiu


(Escrevi este texto quando Adu estava no Aris, da Grécia. Hoje soube-se que está à experiência num clube da 2.ª divisão alemã)

Cães raivosos. Freddy Adu vê-os por toda a parte em Thessalonika. Revolvendo os contentores do lixo num terreno que é seu por marcação. Contentores agrupados à porta de um hotel que foi a sua casa durante dois meses. A segunda maior cidade da Grécia é bonita em vários aspectos: as praias, bons restaurantes, as sedutoras mulheres que por lá se passeiam. Mas, por mais que Adu se esforce, ele não consegue evitar os cães raivosos.

Eles são uma ameça constante na luta do americano para se fixar no futebol europeu. Seis anos depois de ter feito a sua estreia como profissional, aos 14 anos, Adu ainda procura atingir um jogo consistente no Aris, o seu quarto clube europeu em três anos. Ele vive uma dupla-existência. Para a mainstream de adeptos do soccer na América ele permanece como um dos seus melhores executantes. Adu tem perto de 350.000 seguidores no Twitter (mais do que todos os futebolistas no mundo, excepto Kaká). Esteve sentado no sofá de David Letterman, entrevistado durante 60 minutos e ainda viu o seu nome numa das letras de Jay-Z.

Mas a maior das surpresas estava para chegar. Adu não estaria na África do Sul. Com a baixa produção apresentada em Portugal e em França antes de chegar à Grécia, algo difícil de prever quando em 2003 ele estava a assinar um contrato de um milhão de dólares com a Nike e a tornar-se o jogador mais bem pago na MLS, mesmo antes de dar um pontapé numa bola na liga norte-americana. Foi apadrinhado por Pelé e apelidado, pelo comissionário da MLS, Ivan Gazidis, de "melhor jogador jovem do mundo".

Há muitas questões sem resposta. O que aconteceu a Adu? Porque mostrou potencial em ligas profissionais de faixa etária baixa, mas falhou quando chegou à Europa? Ainda tem um futuro na selecção americana? Quantas mais oportunidades lhe serão concedidas?

Se até aqui isto soa a uma história triste, porque é que Tim Howard, guarda-redes titular dos Estados Unidos, mantém a opinião de que "Adu tem capacidades com a bola, que não muitos - se é que algum a terá - futebolistas americanos possuem"? Estará Adu preocupado? "Tenho apenas 21 anos", responde ele, exibindo o seu sorriso magnético. "As pessoas entram logo em pânico quando as coisas não correm bem. Eu não. Ainda tenho um longo caminho a percorrer mas, sinto que estou na rota certa".

Dia de jogo em Thessalonika. É uma gloriosa noite de primavera, o tempo perfeito para um embate escaldante entre o Aris e o PAOK. À medida que os jogadores marcham até ao terreno de jogo, os movimentos na bancada sugerem que, a qualquer momento, o fogo-de-artifício lançado será mais brilhante que qualquer incidência durante os noventa minutos. Nada nos Estados Unidos - ou na Europa - se assemelha ao ambiente do campeonato grego. "É de loucos aqui", diz Adu. Acreditamos. Desde que Adu e o seu compatriota Eddie Johnson se juntaram ao Aris em Janeiro, o cenário tornou-se mais dantesco ainda.

Que correu mal na carreira de Adu? Foi mal gerida? Não tem o potencial que se lhe descortinava?

José Borges

12 comentários:

  1. Adu nao será o primeiro nem certamente o ultimo de jogadores de dao bastante nas vistas quando jovens, e quando chega a altura de se afirmarem, falham .
    Mas Adu não foi apenas contratado pelo seu talento, mas tambem pela sua popularidade e merchandising, na tentativa de impulsionar as vendas de camisolas no clube da Luz.
    Adu tem qualidade, mas parece nao a consigo mostrar, nao conseguir explodir .
    Recordo Balboa, considerado um dos piores jogadores do plantel actual do Benfica mas que prometeu bastante nos treinos atraves principalmente da sua velocidade mas quando chegou aos jogos, falhou .
    Adu ainda tem mais tempo, e espero que cresça, ele é a prova viva que o velho continente europeu e a america do sul nao sao os unicos onde se encontram grandes jogadores, tenho fé que Adu se liberte e mostre o grande jogador que é .

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo excelente post e continuação de bom trabalho !

    Longa Vida Ao Império .

    ResponderExcluir
  3. Reportagem muito boa, vai ter mais?!
    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro Criptocore, obrigado pelo seu comentário e pelas suas regulares visitas cá ao Império.

    Vou começar por referir que este artigo sobre o Adu está estupendo e deixo aqui desde já o meu agradecimento ao José Borges por escrever para o nosso blog e brindar-nos com artigos desta qualidade.

    Em relação ao post em si, Adu realmente muito prometeu muito e ainda me lembro que tinha vários clubes atrás dele e que toda a imprensa portuguesa fez manchete quando veio substituir ,salvoerro, o Simão.Ele jogava essencialmente na Taça de Portugal e recordo-me que até marcava uns golitos nessa competição mas depois parece que se esfumou.
    Desde ai, passou por clubes como o Belenenses, Aris mas nunca se conseguiu impor e penso que deveria ter sido feito com ele o que foi feito com James: quando chegou á Europa, deveria ter tido um treino especializado para evoluir as componentes tácticas e para se adaptar da melhor forma á realidade do nosso futebol.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos elogios, caro Rodrigo e caro Criptocore.

    Rodrigo, estes post do António Borges são realmente espectaculares e são postos pelo menos uma vez por semana(podem ser mais, conforme a disponibilidade dele).

    Se quiser ver outro que ele fez, vá á barra lateral "marcadores" e carrega onde diz "Assuntos Actuais".

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Amigo Miguel, o prazer é todo meu em visitar e expandir este excelente blog .
    Concordo que o artigo de José Borges ta realmente muito bom e os meus parabens novamente.
    Como disse, talvez devido ao facto de ter sido utilizado em parte num golpe de marketing, o seu real talente e adaptação foram deixados para segundo plano, ao contrario do que aconteceu por exemplo com Di Maria .
    Como benfiquista, entristece-me que o meu clube desperdice talentos assim, Adu no seu potencial poderia agora ser, quem sabe, um jogador importante para o 11 ou um suplente utilizado regularmente.
    Quanto ao Porto, sem duvida que o treino em que colocaram James ajudou bastante na sua integração, boa jogada dos dragões.

    Abraços .

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida, caro Criptocore.

    O facto de o Marketing e os empresários estarem a tomar conta do futebol está a começar a deitar abaixo a carreira de alguns jogadores promissores, pois hoje em dia, os empresários decidem e controlam a carreira de um jogador.Veja-se o caso de Bebé, por exemplo.

    Quanto ao facto de James, este já é uma medida usada á muito nos lados do Dragão.Veja-se o exemplo de Lisandro, que quando chegou não rendeu e passava mais tempo fora do que dentro do campo e veja-se o que ele rendeu uns tempos depois.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Bebé é sem duvida um exemplo chocante disso mesmo, pois na minha opinião não é nenhum fora de serie e nao tem um futuro assim tao extraodinario como especulado quando se realizou a transferencia .
    Confesso que desconhecia essa medida com Lisandro mas parece ser uma maneira optima de rentabilizar as contrataçoes sul-americanas.

    ResponderExcluir
  9. Exactamente e se reparar, o mesmo foi feito com Otamendi pois este grande central argentino quando chegou ficou muitas vezes no banco e foi trabalhando e evoluindo nos treinos até estar totalmente adaptado e agora já pegou de estaca ao lado de Rolando.

    O problema é que muitas vezes, os adeptos não tem paciência para esperar e começam logo a apelidar os jogadores de más contratações.

    Cumprimentos e continue a brindar-nos com as suas visitas.

    ResponderExcluir
  10. Já estou seguindo seu blog.Topa parceria de links?

    abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. No Benfica não teve as oportunidades que deviam ter sido dadas, nos poucos jogos que realizou marcava golos e fazia exibições razoáveis... Enfim, mais um jogador que o Benfica o f***, como já vai ser o caso do Urreta e de muitos outros...

    http://liberdade-de-expressao.blogs.sapo.pt/4164.html?mode=reply#reply
    Está a decorrer aqui um passatempo, é o adivinha quem é, têm de acertar qual é a personagem, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por todos os comentários, caros leitores.

    Graças a vocês, o Império Futebolístico está em Ascenção e tal não podia acontecer.

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.