domingo, 9 de janeiro de 2011

Sugestões de mercado - FC Porto


Como já estamos no período de transferências, é altura de fazer uma análise ao plantel e ao desempenho do respectivo clube e identificar possíveis posições a reforçar.Iremos abordar o desempenho e o plantel de Sporting, Benfica, FC Porto e Braga, sugerindo também reforços sempre tendo em conta a realidade financeira dos clubes portugueses.Vamos então começar pelo FC Porto:

O FC Porto tem vindo a realizar uma excelente época, somando somente 2 empates no campeonato, o que lhe permite ser líder destacado na competição, com mais 10 pontos que o Benfica.O sucesso portista não tem só sido a nível interno pois a nível internacional, mais propriamente na Liga Europa, os azuis-e-brancos também foram destaque pois ganharam facilmente o grupo onde estavam, sempre com Falcão em destaque, já que o colombiano é nesta altura o artilheiro da competição.
O plantel do FC Porto é claramente superior ao dos seus adversários directos pois para além de contar com boas soluções para quase todas as posições, também o facto de Villas-Boas dar-se ao luxo de deixar no banco jogadores como James, Fucile e Rúben Micael demonstra bem a qualidade deste plantel portista.No entanto, eu acho que ainda há posições a reforçar, nomeadamente a de lateral esquerdo pois Emídio Rafael não tem convencido e não dá a mesma profundidade ao ataque que Álvaro, algo que a equipa portista se ressente muito no seu jogo ofensivo, e a de avançado, pois neste momento não vejo Walter, que apesar de ser bom jogador, como uma alternativa credível a Falcão e a falta de um homem mais "fixo" no ataque foi evidente no jogo de ontem frente ao Marítimo, onde foi Hulk a actuar como ponta de lança.

Sugestões:

Sílvio - O lateral bracarense encaixava muito bem no plantel portista pois é jovem, já é internacional português e pode jogar tanto no lado direito como no lado esquerdo da defesa, sempre com muita qualidade.O perfil do jogador vai de encontro com as exigências da SAD portista e o negócio não seria de difícil concretização pois as relações entre os dois clubes são excelentes.

Bruno Teles - O brasileiro tem sido destaque na equipa de Manuel Machado. É o típico lateral moderno, muito esforçado a defender e sempre muito disponível a atacar, destacando-se pelas várias vezes que percorre todo o corredor esquerdo, bem como pelos cruzamentos milimétricos que tira com o seu fabuloso pé esquerdo(ver vídeo aqui)

Ansaldi - Este jogador argentino actua no Rubin Kazam e já foi apontado aos grandes no passado. É certo que é um jogador que implicava um esforço financeiro(8 milhões) mas garantia-se um grande jogador, com margem de progressão e também prevenia-se desde já uma possível saída de Álvaro Pereira.Para além de o argentino jogar a lateral-esquerdo, também pode jogar no eixo da defesa, mantendo o mesmo nível.

Kléber - O avançado do Marítimo já esteve com um pé no FC Porto mas assuntos burocráticos não permitiram a vinda do jovem para o Dragão. Com 1.87 M, 20 anos e muita qualidade, Kléber é o jogador que reúne mais consenso junto dos adeptos portistas e o risco seria quase nulo pois o jogador já se encontra adaptado ao nosso futebol e como tem grande margem de progressão, ainda poderia trazer lucro ao clube.(ver vídeo aqui)

Giovanni Moreno - O esquerdino do Racing pode actuar numa posição mais fixa ou atrás dos pontas de lança.É um jogador semelhante a Ibrahimovich pois tem mais de 1.90 mas apesar disso é um jogador muito tecnicista e com um pé esquerdo fantástico, tendo grande vocação para fazer golos.Há que aproveitar pois neste momento só custa entre 4 a 5 milhões.(ver vídeo aqui)

Funes Mori - Dado inúmeras vezes como reforço do Benfica, o avançado de 19 anos é sem dúvida o jogador mais promissor a actuar na Argentina.O River procura vende-lo pois o seu passe está muito inflacionado mas o certo é que Mori tem muita qualidade e destaca-se sobretudo pela raça e entrega que deixa em campo e por fazer muitos golos, quer seja de cabeça ou com os pés, o que aliado a uma técnica apurada, fazem dele um jogador muito cobiçado por este mundo fora.(ver vídeo aqui)

Qual destes jogadores seria a melhor opção para o FC Porto? Que outros nomes poderiam entrar nesta lista? Que posições precisam os azuis-e-brancos de reforçar?

17 comentários:

  1. Muito bom o blog parabens!
    coloquei vc como parceiro no meu se tiver como me colocar ai tbm.

    http://tudosobreesportenomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Bruno Teles... Lembro quando jogava pelo Grêmio, era bom, mas saiu, naum lembro por que.
    É bom jogador, vale a pena apostar.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentar, caro Giovani.

    Bruno Teles já jogou no Grémio e é um bom lateral, que adora atacar e que tem um pé esquerdo fabuloso.Penso que seria uma boa opção para qualquer equipa portuguesa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nao sei o que se passa, o que sei é que Manuel Machado ja o tinha deixado de fora por castigo, e agora aconteceu o mesmo..
    Quanto ao Targino, nao sei o que se passa, pois ele regressou de uma grave lesao contra o sporting e fez um bom jogo. Nao sei se tambem esta a ser castigado juntamente com o joao Ribeiro.
    Quanto ao Bruno Teles, tenho a dizer que é um jogador magnifico, espero ve-lo no Vitoria por muitos anos.. Muito bom jogdor mesmo..

    Abrqaços

    ResponderExcluir
  5. Caro conquistador, tenho pena que algo esteja a acontecer com Targino e João Ribeiro pois acho que ambos têm potencial para jogarem para voos mais altos.

    Quanto a Bruno Teles, é sem dúvida um grande jogador.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Penso que as únicas contratações que o FCP deveria fazer são o Silvio e o Kleber mas só para as garantir para o fim da época,não vale a pena mexer no plantel.A não ser que saisse o fucile e ai faria sentido a contratação de silvio e saída de um dos extremos que são 5 neste momento para a entrada de Kleber. Penso que Hulk com um treino tactico para a ocupação de espaços no centro do ataque poderia ser um jogador tipo Ronaldo "el gordito" mas sempre como alternativa a Falcao. De resto não mexer na equipa só poderá trazer confiança ao plantel que foi contruido no inicio da época!!

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. Caro Diogo, agradeço o seu comentário, que só vem engrandecer o nosso blog.

    Sílvio e Kléber eram as minhas opções principais para reforçar o plantel mas todas as sugestões indicadas no post são boas.
    É claro que não mexer no plantel aumentaria os índices de confiança do mesmo mas acho que é mesmo necessário pois aproxima-se um período de intenso desgaste por causa das várias competições e :

    - Neste momento, faz falta um avançado pois na ausência de Falcão, Walter não tem convencido e ontem toda a gente ficou com a ideia que falta mais um avançado, pois o André optou por Hulk a ponta de lança em vez de Walter.

    - Com a lesão de Sapunaru, o FC Porto ficou apenas com Emídio Rafael para as laterais e o mesmo não tem convencido ninguém, apesar de ser bom jogador.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Concordo que todas as opções referidas possam ser boas,apenas escolhi o silvio e o kleber por jogarem no campeonato portugês e entre bruno teles e silvio opto claramente pelo português.

    Em relação ao Rafa também não me convence mas o titular é o Alvaro pereira e acho que contratar um jogador de qualidade para ficar no banco não faz assim tanto sentido, por isso o Rafa vai densenrascando!!

    Em ralação ao Walter não convenceu mas contratar um avançado só vai deitar abaixo o mesmo. Uma equipa deve ser contruida no inicio da temporada,veja-se o caso de Guarin que agora explodiu mas ja dava alguns indicios no fim da temporada transacta,este se tivesse tido confiança em vez de se contratarem jogadores atrás de jogadores para a sua posição talvez pudesse ter rendido mais cedo!!

    Penso que a equipa do FCP se encontra bastante equilibrada,sendo uma das melhores nos ultimos anos. E caso seja mesmo necessário aposta-se em juniores,como faz o Barça e com bons resultados na taça do Rei.Se a formação tiver qualidade que acredito que a do FCP poderá aparecer algum jovem promissor. Este para mim é o melhor modelo a seguir. A não ser que algum jogador,caso de castro e ukra,não será necessário contratar alguém.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez obrigado pelo comentário, caro Diogo.

    Concordo com os aspectos que salientou mas apenas acho que se devia fazer alguns ajustes em Janeiro:

    - O FC Porto devia colocar no mercado Rodriguez, que não tem rendido nada, está várias vezes lesionado e tem um dos ordenados mais altos do plantel.Não era preciso substitutos pois Mariano, James e Ukra chegam perfeitamente.

    - Mais um avançado pois vem ai jogos de grande desgaste e é sempre bom ter jogadores para alternar um pouco, e como Walter não tem convencido e como há a hipótese de Falcão sair na Verão, comprava-mos desde já o seu substituto(Mori por exemplo) e ele ia-se adaptando e tendo um treino especifico para depois estar pronto para render o colombiano.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Bruno Teles é um bom jogador e seria um bom reforço para o Porto.

    abraços!

    Confira:Flu sem força máxima no Cariocão

    http://net-esportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Concordo absolutamente contigo, cara Jhennifer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. o giovanni moreno é um fenómeno e acrescentava sempre bem a esta equipa do porto.
    o bruno teles é um jogador interessante e talvez fosse mais importante que o moreno,porque o porto tem tido dificuldades naquele lado esquerdo,emidio rafael não é claramente um jogador que faça esqueçer alavro pereira,mas também não acho que bruno teles seja um grande jogador,mas é melhor que o emidio.
    Bruno

    ResponderExcluir
  13. Concordo consigo inteiramente, caro Bruno

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ola vi o teu comentário e desde já agradeço.
    Ja coloquei o link do teu blog e é com mutio gosto que vou seguir o teu.
    Parabéns!

    www.euteamoporto.blogspot.com
    O PORTO SOMOS NÓS!
    Since 2007

    ResponderExcluir
  15. Ansaldi e Kleber. Mas se falhasse o Ansaldi, entao Silvio. Se for para reforçar, entao que seja o melhor possivel.

    ResponderExcluir
  16. Caro Ricardo, obrigado pela sua opinião.

    Também gostava muito de ver Ansaldi no nosso campeonato pois é um jogador de muita qualidade e que iria enriquece a nossa liga.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Ola bom dia:D

    Agradeço desde ja o seu comentario
    em relaçao a pergunta penso qeu o Rodriguez ainda faz falta neste plantel, apesar de ser pouco utilizado e de estar sp lesionado, visto que o Ukra vai ser emprestado a um clube estrangeiro.

    Saudaçoes portistas!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.