sábado, 10 de setembro de 2011

Remontada histórica evita a catástrofe!


Paços de Ferreira 2 - 3 Sporting
(Michel aos 5 e 56, Izmailov aos 74, Elias aos 77 e Wolfswinkel aos 84)

Sporting ia para este jogo a saber que tinha obrigatoriamente que ganhar. Não pelas contas do titulo, pois isso está fora de questão, mas sim pelas contas dos lugares Europeus. Actualmente, é essa a realidade leonina. Felizmente para o Sporting, 10 minutos fabulosos bastaram para virar o resultado na Mata Real e acabar o jogo em 2-3. O futuro do clube esteve em risco...

O Paços de Ferreira começou o jogo praticamente a vencer, devido a um erro infantil de Rui Patrício, que agarra a bola depois de Rodriguez lhe ter feito um passe com os pés. Como se sabe, se um gruda-redes agarrar a bola depois de um passe feito com os pés de um colega, tem de ser marcado um livre indirecto que em 99% das vezes acaba em golo. Facilmente Michel metia o Paços em vantagem aos 5 minutos de jogo, fruto desse livre indirecto. O Sporting nem reagiu mal e ao minuto 25, Stijn Schaars mandou uma bola á barra, num livre muito bem batido e cheio de intenção. Mais 5 centímetros abaixo e seria golo. O Paços de Ferreira não lidava bem com a pressão imensa do Sporting e recuava demais e viu com bons olhos a chegada do intervalo. Muita vontade leonina, mas pouca clarividência.

Na segunda parte, Domingos fez entrar o fabuloso Izmailov para o lugar do insípido Schaars. Ao minuto 56, logo após a saída de Pereirinha para a entrada de Rúbio, o Paços de Ferreira gela os adeptos sportinguistas e por intermédio do fantástico Michel, marca o 2º golo do jogo de cabeça. Mais um lance em que a defensiva leonina não fica nada bem na fotografia. Aqui, posso dizer-vos como grande sportinguista que sou, que temi pelo clube e julgo não ser o único... Minuto 70, um minuto preponderante no jogo. Nuno Santos recebe o segundo amarelo, bem mostrado, diga-se de passagem, e vai tomar banho mais cedo. Aqui começa a historia da revolução no marcador. Com o russo a liderar a revolução (irónico, não é?), o Sporting chega ao golo ao minuto 74, pelo inevitável Izmailov. Ainda não me tinha sentado, e já o Sporting marcava o segundo golo, mostrando que no futebol, só acaba quando arbitro apitar. Golo da autoria de Elias, que marcou na sua estreia pelo Sporting. Sentia-se o rugir do leão na Mata Real, e os adeptos acreditavam que a equipa podia regressar das trevas, e quem trouxe a luz foi Van Wolfswinkel que marcou um golo espectacular de primeira a cruzamento de Insua ao minuto 84. Estava consumada a 1ª vitória da época para o leão na Liga.

Destaques:

Rui Patrício - Destaque pela negativa num lado e pela positiva noutro. É certo que o 1º golo é responsabilidade dele, mas também é certo que tirou um golo ao Paços num remate de cabeça À queima-roupa. De 1 a 10, teria um 5.

Michel - Como estava este jogador na 2ª Liga? A definhar num Penafiel? Marcou os dois golos do Paços e merece este destaque.

Elias - Não apareceu na 1ª parte, mas na segunda já mostrou um ar de sua graça, marcando inclusive um golo. Boa estreia.

Wolfswinkel - Tem de ser o homem do jogo, pois foi ele quem marcou o golo da vitória. Os seus críticos vão-se calar durante alguns dias, pelo menos.

Onyewu e Rodriguez - Que andavam a fazer no 2º golo do Paços. Um tão grande que é nada fez, e outro que é conhecido por interceptar bem as bolas, idem.

Manuel José - Jogo esforçado do médio do Paços.


PS: Peço desculpa por não haver episódio da Liga do Paranormal, mas hoje os actores principais foram para o "jogo" do Benfica - V. Guimarães.



4 comentários:

  1. Grande crónica! Uma remontada histórica mesmo, senão fosse assim não sei o que seria deste clube!

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores analises que já te vi a fazer aqui no Império, João. É tudo verdade o que disseste e também eu cheguei a temer pelo futuro do meu clube. Elias é um grande jogador, Izmailov é o que todos sabem e Van Wolfswinkel a partir daqui é sempre a somar. Só não gostei muito da defesa leonina, mas isso arranja-se.

    Saudações Leoninas!

    ResponderExcluir
  3. Andas a ver demasiada televisão espanhola, João... 'remontada' querem ver que 'comeram' a gaja duas vezes. ehehehehe

    Se calhar em Tugolês diz-se Reviravolta mas eu entendo a euforia, LOL

    ResponderExcluir
  4. no 1º golo a culpa nao é do patricio nem o rodriguez é do arbitro!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.