domingo, 5 de setembro de 2010

Análise: Estrangeiros em solo Lusitano


Segundo um estudo realizado pelo Maisfutebol, apenas 41 % de portugueses foram utilizados nas primeiras três jornadas desta liga Zon-Sagres.

Cada ano que passa, a cada período de transferências chegam cada vez mais estrangeiros ao nosso futebol á procura de se afirmarem em pleno solo "lusitano" e este ano não foi excepção.Marítimo, Paços de Ferreira e  Leiria são equipas que costumam trazer "contentores" de jogadores de qualidade duvidosa do Brasil e não apostam no talento lusitano.
Já Naval e Nacional costumam investir noutro mercado, mais concretamente o Francês(Naval) e o Croata/Sérvio/Esloveno por parte dos nacionalistas, sendo que Académica, Setúbal, Portimonense e Beira-Mar apostaram no mercado português, uns nos empréstimos dos "Grandes", outros em jogadores que davam nas vistas na nossa Liga e nos escalões inferiores, embora alguns brasileiros.
Já o Rio Ave, está de parabéns pois detém cerca de 18 portugueses no plantel e é o clube "mais português" e no seu onze base consta apenas um brasileiro(Saulo).Carlos Brito é um treinador que aposta muito nos jovens e o Rio Ave tem contratado jogadores de escalões inferiores(alguns até das distritais) e a verdade é que tem dado resultado.

Já os 4 "grandes" investiram excessivamente em estrangeiros esta época com o Braga no topo desta lista, pois contratou vários jogadores brasileiros que haviam dado nas vistas quer no Brasileirão, quer na própria liga Zon-Sagres e ainda só utilizou 3 portugueses nestas três jornadas.
O Benfica e o Porto investiram em força no mercado sul-americano de modo a reforçar os seus plantéis, ainda que os dragões tenham feito voltar Castro e Ukra ao voltar e tenham adquirido Sereno ao Valladolid, sendo que ao total dragões e Águias apenas utilizaram 5 portugueses até agora na liga Zon-Sagres
Já o Sporting investiu em alguns jogadores de nacionalidade portuguesa como Maniche, Nuno André Coelho ou André Santos e é o clube que dos "grandes", mais portugueses tem no seu plantel e a prova disso é ter utilizado já 11 portugueses até agora, ou seja mais do que o dobro dos seus rivais.

Qual será o futuro da selecção se esta tendência de mercado se mantiver assim ao longos dos anos?Que medidas devem ser tomadas para evitar tantos estrangeiros na nossa liga?

3 comentários:

  1. Esta afluência de estrangeiros na nossa liga não é de agora porque isto já se tem repetido ao longo dos anos.
    Respondendo ás perguntas acho que o futuro da selecção depende também das pessoas que estiveram ao cargo da mesma.(Mourinho já disse que se eventualmente treinar a selecção não permitirá jogadores naturalizados).Em relação a algumas medidas eu sou a favor de uma regra já falada nas reuniões da UEFA que condiciona os clubes a jogarem por exemplo com 7 jogadores do pais do clube e pelo menos 2 desses têm de ser também formados no pais do clube.

    Cumprimentos Leoninos!

    ResponderExcluir
  2. sim, joão infelizmente é verdade.

    Quando Mourinho for treinar a selecção pode ser que ganhemos algo, porque até lá não tou a ver isso acontecer.

    penso que essa regra de que falas se chama a regra dos extra-comunitários onde existe um limite de jogadores provenientes doutros países.

    cumprimentos e continue a passar cá

    ResponderExcluir
  3. Boas,
    Vi o seu comentário no meu blogue e claro que terei todo o gosto de seguir o seu blogue e de por o seu blogue nos meus links.

    Abraço

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.