Conforme já tinha adiantado, o blog Império Futebolistico vai fazer uma análise á prestação dos 4 grandes no mercado que encerrou dia no passado dia 31 de Agosto.
Benfica: É o campeão em titulo e investiu neste defeso claramente para o defender, mas com alguns erros.
Saíram Dí Maria e Ramires(que renderam á SAD cerca de 35 milhões) e estas saídas nunca foram de alguma forma colmatadas, pois Gáitan, apesar de bom jogador, não é nem nunca será um extremo explosivo como era Dí Maria e Salvio, também apesar de bom jogador, não é Ramires nem ajuda tanto nos processos defensivos como fazia o brasileiro, o que leva a alguns desequilíbrios defensivamente da equipa.
O Benfica investiu a pensar no futuro e os reforços que chegaram reflectem bem isso, pois Jara,Gáitan, Fábio Faria, o próprio Roberto e Rodrigo tem menos de 25 anos e grande margem de progressão, mas alguns destes jovens vieram reforçar posições chaves do plantel, o que é uma aposta arriscada por parte dos encarnados.Destaque ainda para as inúmeras contratações falhadas dos "encarnados", com Wesley, Hleb, James Rodriguez e Traoré a preferirem rumar a outras paragens.
Braga: Gastou apenas cerca de 250 mil euros em reforços, apesar dos bracarenses terem contratado cerca de 15 jogadores novos, o que representa que a SAD dos bracarenses tem uma óptima visão de mercado e um óptimo sentido de oportunidade, tendo mesmo sido o clube mais lucrativo em 2010.
A politica de mercado dos bracarenses passou por jogadores que tivessem dado nas vistas no campeonato português e também pelo mercado Brasileiro.
Conseguiu colmatar todas as saídas de Eduardo, Evaldo e João Pereira com jogadores como Felipe(para mim o melhor guarda-redes do brasileirão), com Elderson(ex- Rennes a custo zero) e com Silvio(que tinha dado nas vistas no Rio Ave).Para além destes, chegaram a Braga nomes como Lima, Salino, Quim, Hugo Viana, Luis Aguiar,Keita e Hélder Barbosa, jogadores estes que foram destaque na última edição da liga portuguesa e também nomes como Eduardo, Felipe, Élton que já tem créditos firmados no Brasil.
Custódio foi o último a chegar e Domingos tem assim um plantel com muitas soluções e que lhe permite lutar em todas as frentes.
Porto: Á semelhança do Braga, o Porto foi a equipa que melhor se reforçou com o objectivo de "resgatar" o titulo que fugiu para Lisboa na época transacta.
Para isso, Pinto da Costa apostou num técnico muito jovem com apenas 32 anos, André Vilas-Boas para dar sangue novo ao Dragão, e deu-lhe boas e variadas soluções para todas as posições, ao contrário da época passada.
O dirigente Portista continua com uma óptima visão de mercado e com sentido de oportunidade e a prova disso é a chegada de Moutinho ao Reino do Dragão, que foi sem dúvida, a grande"bomba" no defeso esta época.
O clube da "invicta" decidiu apostar em jovens com grande margem de progressão( á semelhança do Benfica) e para além de Moutinho, chegaram ao Porto atletas como Souza, James Rodriguez, Walter,
e Emídio Rafael(todos com grande margem de progressão), bem como Castro, Ukra e Sapunaru, estes de volta após serem emprestados.
Em relação ás saídas, o Porto conseguiu colmatar as saídas de Bruno Alves para o Zenit e de Raúl Meireles para o Liverpool com as entradas de Moutinho e do internacional argentino, Otamendi que vem para dar mais tranquilidade á defesa, apesar de Maicon ter estado em bom plano até agora.
Sporting: Até que em fim, o Sporting investe no mercado para atacar o titulo.Após anos a "poupar" em reforços, o Sporting neste ano investiu cerca de 24 milhões para atacar o titulo nacional.
Á semelhança do que Pinto da Costa fez, JEB decidiu apostar num técnico português e ambicioso, que incuta novo sangue aos leões, tendo a aposta recaído em Paulo Sérgio e a verdade é que até tem corrido bem, pois o Sporting fez uma das melhores pré- épocas de sempre, mas iniciou mal o campeonato com uma derrota em Paços de Ferreira mas tem recuperado e entrou agora num trilho de vitórias.
Este ano, o Sporting adoptou uma estratégia diferente e optou por combinar experiência com juventude.
Entraram Valdés, Maniche, Evaldo, Hildrebrand e Zapater para dar experiência á equipa, combinando com jovens como Nuno André Coelho, André Santos, Torsiglieri, Tales Souza e Salmão que vêm á procura do seu espaço neste plantel e sobretudo, para crescerem enquanto jogadores, numa casa que tem tradição nessa matéria.
No entanto, o Sporting não teve assim tão bem no mercado, deixando fugir vários alvos( como Dí Santo, Matsui, entre outros) e perdendo boas oportunidades de negócio.No aspecto das saídas, os leões perderam peças importantes como Moutinho e Miguel Veloso e colmataram estas saídas com Maniche e Zapater.Se são as opções certas?Talvez, mas só o tempo nos dirá.
Terão os grandes feito as escolhas certas?Quem é o principal candidato ao Titulo neste momento?Qual dos "grandes" tem o melhor plantel?
sábado, 4 de setembro de 2010
2 comentários:
Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.
Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.
Obrigado pela compreensão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Braga foi claramente a melhor equipa no mercado pois gastou apenas 250 mil euros em reforços e os que gastou parecem ter sido bem empregues.
ResponderExcluirO Benfica na minha opinião cometeu um enorme erro ao contratar Roberto e fez uma boa contratação ao conseguir Jara.
O Porto não desiludiu e como sempre foi das melhores equipas da Europa no mercado pois conseguiu vender um defesa com uma idade avançada por 22 milhões de euros!Raul Meireles na minha opinião valia um pouco mais.Não esquecer a astucia portista ao "resgatar" Moutinho ao Sporting.
Finalmente o Sporting depois de tantos anos com péssimas contratações este ano voltou a entrar nos carris.Isso fica provado com jogadores como Nuno André Coelho , André Santos e Diogo Salomão, jogadores novos que se aliam a experiência de Maniche, Evaldo, Valdes e Zapater.
(Acho que podiam ter sacado mais dinheiro no negocio de Moutinho e Miguel Veloso).
João, eu concordo contigo inteiramente.
ResponderExcluirEspecialmente na parte de sacar mais dnheiro por parte do scp e na valiação ao braga!