domingo, 7 de novembro de 2010

F.C. Porto - Benfica: Antevisão


Hoje joga-se provavelmente o jogo mais importante da época para as duas equipas.
O Porto, confortável na liderança do campeonato,  recebe o Benfica, que ocupa neste momento a 2ª posição precisamente atrás dos azuis-e-brancos, tendo neste momento 7 pontos de atraso.

Do lado do Porto, André Vilas-Boas tem uma baixa de peso: Fernando.Para mim o melhor médio-defensivo do nosso campeonato, o brasileiro lesionou-se diante da Académica e não recuperou a tempo do clássico e para o substituir existem 3 opções: Guarin, o baixar de João Moutinho para a posição "6" e a entrada de Rúben Micael para o lado de Belluschi ou então a titularidade de Souza.Quem parece levar vantagem é Guarin mas pode ser haver surpresas para "desnortear" o adversário, tal como Castro...
Outra dúvida na equipa portista é na lateral direita onde Fucile espreita o lugar depois da grande exibição frente ao Besiktas mas na minha óptica deverá ser Sapunaru pois o romeno é quase intransponível no jogo aéreo, ponto forte do Benfica que costuma aproveitar muito bem as bolas paradas.
Destaco ainda os três homens de ataque do Porto(Varela, Hulk e Falcão) que poderão decidir o clássico e que juntos levam 17 golos apontados no campeonato.


Do lado do Benfica, Jesus somente não pode contar com Cardozo mas recuperou Aimar e Amorim para o jogo mais difícil da época.
No onze "encarnado", a dúvida prende-se no lado esquerdo do meio-campo e muito graças a Hulk.O internacional brasileiro tem feito um inicio de época brilhante, o que leva o técnico a ponderar entre Peixoto e Gaitán mas deve ser o português a jogar de inicio, de modo a fechar mais o meio-campo e dar o menos espaço possível a Hulk.
Fábio Coentrão atravessa um momento de forma espectacular e é o grande dinamizador do jogo ofensivo lisboeta, fazendo grandes correrias e percorrendo todo o flanco esquerdo várias vezes mas hoje sabe que terá Hulk pela frente e não será de estranhar que não suba tanto como costuma fazer pois sabe que o brasileiro é letal quando tem espaço para embalar e "comer" metros.

Este não será decisivo mas será importante pois em caso de vitória o F.C. Porto fica com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica e se fizer a gestão de pontos a que nos tem vindo a habituar, dificilmente perderão tal vantagem mas nunca se sabe...

Desta vez e como se trata de um Clássico, o Império Futebolístico irá analisar ambas as equipas pelos seus sectores:

Baliza - Penso que aqui o Porto leva vantagem pois Hélton é hoje um guardião seguro, experiente e que transmite confiança á defesa.Roberto é um excelente guarda-redes mas é fraco psicologicamente e como a sua estreia em clássicos não lhe correu bem(Supertaça), a vantagem vai para o brasileiro.

Defesa - Confesso que olhando para os nomes da defesa do Benfica fica a ideia de serem a melhor defesa  do campeonato mas como isso não conta e olhando para os números percebe-se que a defesa portista é mais eficaz.Por mim, neste sector dá empate.

Meio Campo - Se Aimar, Javi Garcia e Carlos Martins são grandes jogadores, o que dizer de Moutinho, Belluschi e Fernando?Todavia e como o trinco portista não joga, não sei qual a reacção da equipa á provável entrada de Guarin no onze.Vantagem ligeiramente "encarnada".

Ataque - Saviola e Kardec podem ser bons jogadores mas Varela, Hulk e Falcão são claramente superiores e Hulk e Falcão entendem-se ás mil maravilhas e atravessam ambos um bom momento, pelo que serão os principais destaques portistas no ataque.Mais Porto neste sector.


Prognósticos?Quem será o protagonista deste Clássico?Hulk ou Coentrão, quem levará a melhor?

2 comentários:

  1. Saviola é um grande jogador, Falcao ou Hulk não são claramente melhores que o Conejo.

    De resto concordo com tudo, boa análise.

    ResponderExcluir
  2. Caro propek, desculpe mas neste momento Hulk e Falcão são melhores jogadores do que Saviola apesar do argentino ser também um bellisimo jogador.

    cumprimentos

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.