domingo, 28 de novembro de 2010

Sporting luta mas não consegue levar de vencida o FC Porto!

                                               Sporting 1 - 1 FC Porto( Valdés 37'; Falcão 57')

Num encontro nem sempre bem jogado, Sporting e FC Porto não foram além de um empate(1-1).Num jogo onde a arbitragem foi muito criticada, Maicon e André Vilas - Boas acabaram expulsos.

Curiosamente o jogo abriu logo com uma grande chance para Falcão, que com apenas o guardião leonino pela frente, não conseguiu fazer golo.A partir daqui, só deu Sporting e os "leões" começaram a "engolir" o meio - campo portista, muito graças a exibição do trio composto por Maniche, André Santos e Pedro Mendes.Este último podia mesmo ter marcado num remate a 30 metros da baliza mas a bola foi de encontro á trave.
Perante um Porto apático, o golo sportinguista surgiu aos 37´ por intermédio de Valdés, que aproveitou uma falha da dupla centrais portista para fazer o primeiro golo do Clássico, apesar dos muitos protestos portistas pois Valdés estava em posição irregular(Golo mal - validado).
Ao intervalo, a vantagem leonina era justa e os adeptos estavam em delírio com a exibição da equipa.

Contudo, no 2º tempo, as coisas mudaram bastantes pois o FC Porto entrou á procura do empate, ameaçando a baliza de Patrício por diversas vezes.
Á semelhança do que aconteceu noutros jogos, o Sporting desapareceu na 2ª parte e permitiu ao adversário maior domínio e pagou caro a factura com o golo portista, pois Moutinho desmarcou Hulk na direita e o "Incrível" cruzou para Falcão encostar e fazer o empate no marcador.Depois Disto, o jogo estava a correr de feição ao Porto até que Maicon perde a bola para Liedson e este, simula que sofreu falta e provoca a expulsão do central brasileiro.A partir daqui, Vilas - Boas via o Sporting voltar a crescer e a rondar a baliza de Helton e lançou Otamendi e Fucile para segurar o empate mas a superioridade numérica de que o Sporting dispôs não serviu de nada dado a que a equipa sportinguista não criou mais um lance de perigo iminente até final.

Destaques:

Positivos
Sporting - No primeiro tempo, os "leões" deram uma lição táctica ao FC Porto e muito graças ao trio no meio campo(André Santos, Maniche e Pedro Mendes) e penso que este trio deveria começar a ser utilizado mais vezes na equipa titular.Praticando um futebol seguro e agradável, este Sporting surpreendeu pela positiva e na minha opinião, deveria ter ganho o jogo.

André Santos - Sempre soube que ali estava um bom jogador quando o via actuar no Leiria e está a comprovar isso em Alvalade.Sempre muito disponível, o médio actuou em várias posições ao longo da partida, foi o principal responsável pelo "desaparecimento" de Belluschi na 1ª parte e está a crescer de jogo de jogo para jogo.

Emídio Rafael - Foi a surpresa no onze portista e comprovou porque é que foi contratado pelo FC Porto.
Não acusou a pressão e fez um jogo seguro, esteve bem no capitulo do passe e nas combinações com Hulk e Varela, demonstrando assim que é uma opção válida.

Jaime Valdés - Já é figura de proa deste Sporting, juntamente com Postiga.Hoje voltou a ser decisivo ao marcar outro golo(melhor marcador do Sporting no campeonato) e está a provar que é um atleta cheio de talento e dedicação, calando assim algumas pessoas que duvidavam da sua contratação.

Negativos
Arbitragem - Jorge Sousa esteve francamente mal em todos os capítulos. Houve lances de ambas as partes em que deveria ter mostrado amarelo e por vezes nem falta assinalava, tendo-me ficado na retina uma entrada de Maniche a Moutinho merecedora de cartão vermelho e de sumaríssimo. Isto para além de ter sido validado o golo do Sporting e da expulsão injusta de Maicon.

3 comentários:

  1. Sporting merecia a vitória, num grande jogo e num ambiente espectacular!

    ResponderExcluir
  2. perdão, caro anonimo.

    Foi um lapso nosso pois Valdés devia estar nos positivos.

    cumprimentos

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.