quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Momentos marcantes de 2010 - Panorama Nacional

Com o aproximar do fim do ano, decidimos fazer um post a relatar para nós quais foram os momentos mais marcantes de 2010 em Portugal.Sem mais demoras, aqui fica a lista:

1. Benfica Campeão - Claro que tínhamos de começar por falar no campeonato ganho pelo Benfica, depois de um jejum de 4 anos perdidos para o Porto.Num campeonato onde Di Maria foi sempre quem brilhou mais do lado benfiquista e com um goleador nato como Óscar Cardozo, até parece que esta conquista foi fácil.Foi merecida e o Benfica foi um justo campeão.

2. Super Braga - Do primeiro classificado passamos para o segundo que realizou um campeonato extraordinário sempre com luta assegurada até ao fim.Nunca deram nada por perdido e com um orçamento muito mais pequeno que os três grandes ultrapassou dois deles na Liga Sagres.Fenomenal mesmo.

3. Descida do histórico Belenenses - O clube de Belém desceu de divisão para desgosto de muitos "Velhos do Restelo".A esperança parece estar mesmo perdida pois agora localizados na Liga Orangina as coisas não parecem melhorar.

4. Revolução no Sporting - A revolução a todos os níveis no Sporting merece destaque na nossa lista.Novos treinadores de 6 em 6 meses, novos directores e presidentes, novo plantel, novas politicas contribuíram para a instabilidade ainda vivida para os lados de Alvalade.

5. Vendas milionárias da Liga Portuguesa - As vendas realizadas no verão de 2010 foram um verdadeiro "abre-olhos" para a situação dos clubes grandes.Para capitalizarem estão dispostos a vender os seus atletas mais importantes.Falo pois de Di Maria, Ramires, João Moutinho, Miguel Veloso e Bruno Alves por exemplo.

6. Moutinho no Porto - A maçã podre, tal como foi apelidado por José Eduardo Bettencourt, transferiu-se do seu clube desde os 10 anos para um rival.A transferência mais cara de sempre entre clubes de futebol portugueses foi também a mais polémica.Será que irá juntar títulos ao sucesso já obtido, agora no FC Porto?


7. Braga Europeu - Eliminar o Celtic não é para todos.O Braga fê-lo e em grande estilo.Depois calhou o Sevilha no sorteio e o sonho da Champions parecia acabado.O Braga desmentiu as hipóteses e provou que o futebol é mesmo um desporto em que ninguém sabe o que irá acontecer, pois derrotou o Sevilha.Agora relegados para a Liga Europa, a equipa de Domingos Paciência promete continuar o sonho europeu....


8. Goleada do Porto ao Benfica - Qualquer adepto do Porto, pequeno ou graúdo, não se irá esquecer dessa noite magica em que Hulk, Falcão e companhia humilharam completamente o campeão nacional.5-0 são números mágicos a partir desse dia para os portistas.

9. Fracasso do Benfica na Champions - Para aqueles que diziam que iam ser campeões europeus fica aqui o resultado de tanta euforia e presunção.4 derrotas em 6 jogos resultaram na relegação para a Liga Europa.A águia terá que pensar em voos mais baixos antes de tentar a Champions...

10. Porto Invencível - Nem o portista mais optimista pensaria que não iria perder na época que decorre.
Pois a verdade foi que aconteceu graças ao bom trabalho de André Villas-Boas e ao renascer de Hulk.Por vezes tiveram sorte e por vezes demoliram simplesmente os adversários, contudo são a única equipa na Europa que pode dizer que ainda não perdeu!

Concordam com as nossas escolhas? Quais os vossos 10 momentos que marcaram o ano de 2010?

16 comentários:

  1. Grandes momentos...espero que 2011 seja assim para o meu Porto!

    ResponderExcluir
  2. melhor momento foi sem duvida a vitoria do porto sobre o benfica por 5-0

    ResponderExcluir
  3. Sendo sportinguista para mim a revolução no Sporting é o momento mais importante mas penso que essa revolução poderia ter sido evitada...
    Votei no Bettencourt e não me arrependo, mas não votei nele para irmos buscar o Paulo Sérgio, Costinha e seus amigos.

    ResponderExcluir
  4. Eu teria incluído nessa lista a vitória de 3-0 sobre o Porto do Sporting em Alvalade pois foi realmente um grito de revolta.

    ResponderExcluir
  5. Caro Paulo, sem dúvida que esse momento também poderia ter sido incluído mas estes 10 foram para nós os mais prioritários.

    Desafio-lhe a fazer o seu top 10 de momentos mais marcantes do ano 2010, caro Paulo pois estaria interessado em ver.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Penso que o momento deste ano de 2010 é o FC Porto Imbatível. Ser a única equipa invencível da Europa não é para qualquer 1.

    ps: não esquecer a vitória do FC Porto por 5-2 ao Sporting no Estádio do Dragão em Fevereiro e que ditou o afastamento dos leões da Taça de Portugal.

    ResponderExcluir
  7. Caro Pedro, obrigado pelo seu comentário.

    Nós também ponderámos esse momento que sugere mas estes foram as nossas escolhas mais prioritárias.
    Faça as suas escolhas também(o seu top 10).

    abraços

    ResponderExcluir
  8. minhas esocolhas:

    1 - benfica campeão
    2 - super braga
    3 - Grito de revolta: sporting 3 - 0 Porto
    4 - Descida do Belem
    5 - transferencia do badameco para o porto
    6 - Transformação na selecção com a entrada de Bento
    7 - Revolução no sporting(que ainda nao acabou...)
    8 - Super Hulk
    9 - desastre lampião: derrota frente ao FC Porto e eliminação da Champions
    10 - Vilas-Boas ruma ao estrelato( quem me dera que tivesse vindo para Alvalade.

    Continuação de bom trabalho e Abraços

    ResponderExcluir
  9. Caro Juveluis: "3 - Grito de revolta: sporting 3 - 0 Porto"? Isso foi um momento de 2010? O que levou a esse momento? Ao Sporting não ter ganho nada em 2010? De resto até concordo.

    Futebol Cerebral, o futebol visto cerebralmente.

    http://futebol-cerebral.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Benfica Campeão foi realmente o melhor momento para nós, e isso levou-nos a pensar que poderíamos ter uma boa prestação na Liga dos Campeões.Não é uma questão de presunção, é uma questão de confiança.Teria metido na lista a derrota do Porto na Taça da Liga pois mostrou o total domínio benfiquista.

    Continuação do bom trabalho, este blog vai no caminho certo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a lista, se calhar mudava apenas o ponto nº3 e sublinhava as duas caras do Sporting na Liga Europa e Liga Portuguesa.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  12. Pedro, eu escolhi essa porque na altura foi um grito de revolta dado pelo plantel do scp pois na altura perdíamos jogos atrás de jogos e foi naquele jogo que foi dado um grito de revolta, motivando os jogadores.

    É verdade que não ganhámos nada mas foi nesse jogo que o FC Porto ficou definitivamente afastado do titulo.

    Passe bem

    ResponderExcluir
  13. Votãção ja começa!

    http://abancadanascente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. @Juveluis: não concordo, o FC Porto ficou de fora do título perdendo 4 pontos contra o Paços de Ferreira, 2 pontos contra o Belenenses e mais 3 pontos contra Marítimo. Claro que ainda perdeu 3 pontos contra o Sporting o que ainda acentua mais a ideia que o FC Porto perdeu o título com equipas do meio da tabela.

    Os meus 10 momentos:

    1 - "Libertação" de Hulk e correspondente ciclo vitorioso do FC Porto, que já leva 36 jogos sem perder desde que o brasileiro voltou.

    2 - Benfica campeão, com túneis ou sem túneis, o que é certo é que venceu o campeonato depois de 4 anos perdidos para o FC Porto.

    3 - José Mourinho e Internazionale que deram um banho táctico ao Pep Guardiola e ao Barcelona eliminando os blaugrana da Champions e consequentemente vencendo essa edição da competição da UEFA.

    4 - Espanha campeã mundial.

    5 - Teria que estar no 5. Vitória do FC Porto por 5-0 contra o Benfica na 10ª jornada da Liga ZON Sagres 2010/2011.

    6 - Excelente campanha do Braga na UEFA Champions League, que para lá chegar teve que eliminar Celtic e Sevilha.

    7 - Aposta de Pinto da Costa em André Villas-Boas. Neste momento já ganhou a Supertaça contra o arquirival da Luz, mas penso que este treinador é um génio e a continuar assim muitos mais troféus irá conquistar pelos azuis e brancos. Se um é o "Special One" este é o "The Chosen One".

    8 - Grande transferencia de João Moutinho para o FC Porto.

    9 - Atlético de Madrid, vencedor da Liga Europa.

    10 - Internazionale, campeão do mundo de clubes.

    Futebol Cerebral, o futebol visto cerebralmente.

    http://futebol-cerebral.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Caro Pedro, estes momentos que escolhemos são só nacionais, e este top não está por ordem de impacto mas sim por ordem cronológica.

    Em breve, iremos também fazer os 10 momentos mais marcantes internacionalmente.

    Obrigado pelas suas escolhas e pelo seu comentário, que só ajuda ao desenvolvimento deste blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Ah ok Miguel. Pensei que eram os momentos marcantes de 2010 na sua totalidade, fosse em termos nacionais ou internacionais.

    Futebol Cerebral, o futebol visto cerebralmente.

    http://futebol-cerebral.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.