segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Retrospectiva do Futebol Brasileiro em 2010!

O futebol brasileiro é sempre muito disputado, tanto que em minha opinião, o Brasileirão é o campeonato mais difícil do mundo, onde no começo, até dez times são apostas para título. Mas ai vai uma retrospectiva de como foi o ano no Futebol brasileiro em todas as competições.


COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo da África do Sul deu mais uma lição ao futebol brasileiro. A de ter cabeça fria na hora das decisões, né Felipe Melo? Título merecidíssimo da Espanha.

COPA DO BRASIL
Com seu time fantástico, liderado por Neymar e Ganso, o Santos só fez festa na Copa do Brasil. Goleadas de 10 a 0 e 8 a 1, e sempre fazendo muitos gols, levaram o Peixe ao título. O melhor jogo do ano, para mim, veio deste torneio. No Olímpico, o Grêmio fez 4 a 3 sobre os Paulistas, em uma virada épica.

                          SUL-AMERICANA
O Goiás fez o Grêmio ser vaiado no Olímpico, calou o estádio Centenário e eliminou o Peñarol. A Ressacada viu o show de Rafael Moura, e o estádio do Pacaembu ficou paralisado. Tudo isso, não adiantou. A final diante do Independiente não quis que o Goiás fosse campeão, pois a bola teimou em não entrar.

LIBERTADORES
Melhor time da década, o Internacional levantou sua segunda taça da Competição. Fez a melhor campanha na primeira fase e foi até a decisão, diante do Chivas, decidindo no Beira-Rio, e com vitória de 3 a 2, foi campeão.




                          BRASILEIRÃO
O campeonato mais disputado do mundo teve destaques, teve golaços, gols perdidos, dribles, brigas e tudo que se pode imaginar.
Três times foram os maiores destaques durante todo o campeonato: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Quem levou a melhor, foi ele, o time que tem o melhor jogador do campeonato: Conca. O Fluminense voltou a ser campeão brasileiro após 26 anos.

JOGO DO ANO

GRÊMIO4:3 SANTOS

O melhor jogo do ano, para quem não se lembra, foi o da semifinal da Copa do Brasil, jogo de ida, no Olímpico. O Santos era o melhor time do Brasil no primeiro semestre, e fazia muitos gols. Abriu 2 a 0 em 20 minutos no primeiro tempo, e foi controlando o jogo, segurando a pressão dos gaúchos. Na etapa final, no mesmo tempo em que o Santos abriu 2 a 0, o Grêmio, espetacularmente, virou o jogo para 4 a 2, incendiando o Olímpico lotado. No fim, o placar de 4 a 3 coroou o melhor jogo de 2010, na minha opinião, não pelo número de gols, mas pela virada, onde o Grêmio, se mostrou, imortal, mais uma vez.


AI VAI A MINHA SELEÇÃO DO CAMPEONATO (Giovani Mattiollo)

 
GOLEIRO: Victor (Grêmio)
Também foram destaque: Fábio do Cruzeiro, e Jefferson do Botafogo. Não tem como não escolher o goleiro da seleção brasileira, né?

LATERAL-DIREITO: Mariano (Fluminense)
Também foram destaque: Léo Moura, do Flamengo, e Jonathan, do Cruzeiro. O campeão brasileiro teve muitos destaques, e um deles, foi este.

ZAGUEIRO PELA DIREITA: Alex Silva (São Paulo)
Também foram destaque: Dedé, do Vasco, e Chicão, do Corinthians. O Alex Silva, há tempos é um grande zagueiro, conhecido, diferente dos outros.

ZAGUEIRO PELA ESQUERDA: Miranda (São Paulo)
Também foram destaque: Réver, do Atlético-MG, e Leandro Euzébio, do Fluminense. Este nem se fala, já foi para a seleção e venceu essa disputa, fácil.

LATERAL ESQUERDO: Diego Renan (Cruzeiro)
Também foram destaque: Roberto Carlos, do Corinthians, e Kléber, do Inter. Numa disputa que tem jogadores dos dois times que eu mais odeio, só me restou...

VOLANTE PELA DIREITA: Fabrício (Cruzeiro)
Também foram destaque: Jucilei, do Corinthians, e Willians, do Flamengo. Fabrício jogou muito e foi um dos destaques da grande recuperação do time no segundo turno.

VOLANTE PELA ESQUERDA: Marcos Assunção (Palmeiras)
Também foram destaque: Elias, do Corinthians, e Arouca, do Santos. Quem é que não queria ter um jogador como esse no time? Assistências e chutes precisos. Cada cobrança de falta...

MEIA PELA DIREITA: Montillo (Cruzeiro)
Também foram destaque: Paulo Baier, do Atlético-PR, e D’Alessandro, do Inter. Mais um argentino que foi destaque neste Brasileirão.

MEIA PELA ESQUERDA: Conca (Fluminense)
Também foram destaque: Bruno César, do Corinthians, e Douglas, do Grêmio. Sem comentários para Conca. Jogou todas as partidas do campeonato e merece 60% da taça.

ATACANTE 1: Jonas (Grêmio)
Também foram destaque: Thiago Ribeiro, do Cruzeiro, e Éder Luis, do Vasco. Fácil, Jonas venceu essa disputa. Artilheiro do Brasileirão com 23 gols, destaque absoluto do Grêmio.

ATACANTE 2: Neymar (Santos)
Também foram destaque: Kléber, do Palmeiras e Loco Abreu, do Botafogo. Dribles desconcertantes são a marca registrada, já que bater pênalti, não é com ele.



CRAQUE DO CAMPEONATO: Conca (Fluminense)

REVELAÇÕES: Bruno César (Corinthians), Jonas (Grêmio) e Dedé (Vasco).

MELHOR TÉCNICO: Renato Gaúcho
Também foram destaque, Muricy Ramalho, do Fluminense, e Cuca, do Cruzeiro. Escolhi o técnico do Grêmio, não por ser do meu time, mas por que tirou o Imortal do Z4, e o levou até a Libertadores, mudando ambiente, o clima, e voltando com o ritmo das vitórias, tanto que o Grêmio teve mais de 70% de aproveitamento no segundo turno e teve, consequentemente, a melhor campanha.

Retrospectiva feita por Giovani Mattiollo, dono e autor do blog Sangue Azul

4 comentários:

  1. ficou melhor aqui nno teu blog, não consigo tirar as margens das imagens do meu blog, se souber como faz, me ensine, hehehe.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado, Giovani.

    Quanto ás margens, acho que tem que ir ao design do blog alterar as definições da imagem.

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. A análise está mt boa e representa bem aquilo que foi a época no brasil.

    Este campeonato é sem dúvida o mais competitivo do país e todas as equipas são candidatas á vitória final.A prova disso é que o ano passado o Fluminense lutou pa nao descer e este ano foi campeão.

    Na equipa ideal apresentada, apenas punha o jucilei(que espero que venha pa Luz).

    Já agora, podem me responder sobre se o Jonas tem qualidade pa jogar ao mais alto nivel?

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. O Jonas é um avançado interessante e que esta época foi o artilheiro do brasileirão, com grande distância para o 2º classificado.

    Á uns anos, um meio de comunicação elegeu Jonas como o pior avançado do mundo, graças a falhanços incríveis e infantis que este protagonizava.Esta época explodiu definitivamente no Grémio e apresentou uma Veia goleadora impressionante.

    Jonas é um bom jogador e tem qualidade para jogar num clube de 2ª linha da Europa mas nos chamados colossos não principalmente porque acreditamos que estas exibições e estes golos são passageiros.

    abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.