terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Milan aos meus olhos!


Nas últimas temporadas, e ao contrário das análises de muitos "experts", adoptei uma postura crítica em relação ao principal campeonato italiano de futebol, a Série A. O sucesso do Inter na passada campanha da Liga dos Campeões, fez com que muitos afirmassem, com toda a certeza, que isso reflectia a qualidade e evolução do futebol em Itália. No entanto, a actual época, mostra o contrário. O Milan é líder mais pela aparente fragilidade dos outros, do que pela sua (que é inequívoca e indesmentível) qualidade.

Olho para esta equipa da capital da moda italiana da mesma forma que olhava para o Inter de Mancini. Raramente se vê uma jogada bem trabalhada pelos homens do meio-campo, envolvendo a participação de vários jogadores. O Milan não passa de um conjunto que é razoavelmente bem estruturado tacticamente, em que os seus jogadores, fruto da imensa experiência adquirida, se posicionam bem, contando, e é assim que resolvem a maior parte dos seus jogos, com os lampejos de génio dos homens da frente, nomeadamente do gigante sueco Ibrahimovic.

Mas será esta realidade de Ibra-dependência suficiente para obter sucesso a nível europeu? Dificilmente. O próprio Inter de Mancini provou que não. Aliás, se Benítez tivesse conseguido manter o nível da equipa emprestado pelo saber de Mourinho, seria, inclusive, muito complicado que os rossoneri triunfassem na liga doméstica. Em Fevereiro, o Milan terá uma prova de fogo frente a uma das mais excitantes formações do velho continente, o Tottenham. Hoje, mesmo com alguma debilidade demonstrada em alguns jogos da Premier League, acredito que o clube londrino é mais confiável e sólido a nível europeu que o gigante de Milão. É um exercício de fácil imaginação observar mentalmente as loucas cavalgadas de Gareth Bale a destronar os lentos corredores defensivos do Milan, as triangulações de Modric e Van der Vaart a deixarem com os cabelos em pé o "perro" meio-campo italiano, a astúcia de Defoe a torcer os rins dos centrais milaneses.

As dúvidas respeitantes à competência do Milan na principal competição europeia, num ano em que as equipas inglesas apresentam um decréscimo de qualidade e influência no panorama europeu, demonstra a actual fragilidade do Calcio.

Conseguirá este Milan ter sucesso na Liga dos Campeões? É nesta altura um adversário mais forte que o Tottenham, actual quarto classificado na liga inglesa? Chegará o quarteto da frente dos rossoneri para triunfar?

José Borges

13 comentários:

  1. Milan passa o Tottenham na liga dos campeões mas depois é logo eliminado não têm qualidade para mais.

    ResponderExcluir
  2. Mais um grande texto do nosso colaborador José Borges, que enriquece o Império sem dúvida.

    Concordo com o post e também partilho da opinião que o Milan não passa o Tottenham pois a formação inglesa é melhor tacticamente e tem outros princípios de jogo, estes que eu aprecio mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com todas as debilidades do meio campo do Milan acho que vão ter equipa para passar o Tottenham.


    Cumprimentos leoninos.

    ResponderExcluir
  4. Ola a todos
    Em primeiro lugar obg pelo coment no meu blog, em segundo deixe-me dar-lhe os parabens pela magnifica análise ao Milan.

    Em minha opinião o Milan passa o Tottenham devido á sua experiência neste tipo de prova e também á qualidade do seu plantel, apesar de alguns já estarem na idade da reforma.

    Sobre o jogo do meu POrto amanhã, coloquei o Rafa na esquerda somente porque é um jogo aparentemente fácil e com isso ele vai ganhado mais confiança e também é um bom jogo para o regresso do Fucile após a lesão. Quanto ao Sereno tb pensei nele mas não o coloquei porque o Sereno não tem qualidade para este plantel.

    Abr

    www.euteamoporto.blogspot.com
    O PORTO SOMOS NÓS!
    Since 2007

    ResponderExcluir
  5. Sem querer desmoralizar acho que o Milan (a minha equipa italiana) vai sentir grandes dificuldades para eliminar o Tottenham.

    Agora acho que o Milan está a ir pelo caminho certo na sua organização. Chega de jogadores de vícios.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Amigo "o Porto somos nós", os parabéns e méritos são todos para o José Borges, claramente uma mais-valia para este blog.

    Eu tenho sérias dúvidas que o Milan passe o Tottenham pois a equipa inglesa está muito bem neste momento, tem um plantel equilibrado e pode aproveitar o momento fantástico que vivem jogadores como Modric, Defoe e Bale.

    Caro Fora de jogo, concordo com o seu comentario

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. O Milan já não éo que era, mas é sempre o Milan...
    esta epoca não estou muito a par do que tem feito ou do plantel que tem, fruto do decrescimo da equipa que já não chama tanto a atenção bem como os jogadores não são tão sonantes...

    Artur Guedes
    http://oimensovoododragao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Para ser sincero, eu não me lembro de ter falado uma unica vez no milan na temporada passada e nesta epoca não se fala em Milan, fala-se em Ibra .
    Eu pessoalmente acompanho bastante a premier league e tenho a certeza que Milan não passa do Tottenham .
    Como adepto da Lazio, vejo pouca gente a comentar o que conseguem com um plantel bem pior que o do Milan ..

    ResponderExcluir
  9. Tem toda a razão, caro Criptocore.

    Também concordo que o Milan não passa o Tottenham e sem dúvida deve ser destacado o campeonato feito até agora pela Lázio, que tem sido sem dúvida fenomenal e muito se deve ao mágico brasileiro Hernanes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Grande texto.Continuem com este tipo de textos sobre assuntos actuais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante dos textos de José Borges, o qual conheço pessoalmente e são de uma mais valia para qualquer publicação de desporto.Como grande fã de futebol espero que passe o Tottenham,equipa que sem grandes vedetas está a jogar bastante bem e diverte que é o que os amantes de futebol querem!

    Em relação ao Milan pode beneficiar da experiência dos seus jogadores, mas muitas vedetas como é o caso nem sempre formam uma grande equipa, poderá passar a eliminatória se jogadores como Ibra,Cassano,Robinho,Pato e até mesmo Pirlo(o jogador que mais gosto neste Milan) se encontrarem inspirados e tiverem lampejos de génio!

    Deixo aqui os meus cumprimentos ao Blog e gostaria de fazer uma sugestão: fazer uma análise ao Nápoles,uma equipa que se conseguisse manter os jogadores e reforçar a defesa se poderia tornar num caso de sucesso,talvez até no futebol europeu!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com quase tudo que dizes na análise sobre a equipa do Milan,agora sobre o Calcio,discordo um pouco,porque vejo um Inter em crescendo nesta segunda volta,vejo uma Lázio competitiva apesar desta ultima derrota(mostra competitividade no Calcio),um Nápoles que me encanta,uma Roma que apesar de irregular ainda vai lutar pelo titulo,finalizando,na pior situação está a Juventus,que no meu entender ou se reforça,ou entao nem se apura para a Champinos League da próxima época.Quanto as restantes equipas,a jogar no seu terreno são bastante perigosas,e ser campeão em Itália,é mais dificil do que parece(palavras de José Mourinho) Abraço,Saudações Cerebrais!

    ResponderExcluir
  13. Caro Catarino,não é perseguição,mas tenho que comentar outra vez o seu comentário,porque,o ponto fraco desta equipa é o sector defensivo e não o meio-campo.Abraço Saudações Cerebrais!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.