quarta-feira, 9 de março de 2011

Relatório de Observação - CSKA Moscovo


O CSKA de Moscovo é o próximo adversário do FC Porto na Liga Europa.É sem dúvida uma das equipas mais conceituadas da Rússia e que conta com alguns jogadores de grande qualidade.
Ao contrário das restantes ligas europeias, o campeonato russo só agora se vai iniciar e por isso é normal que a equipa russa ainda não apresente os melhores índices físicos e que denote algumas dificuldades se a equipa de portuguesa manter um ritmo de jogo alto.A destacar também o facto de o seu melhor jogador, Tosic estar lesionado e não jogar.Em contraste, as fortes temperaturas negativas e os habituais "nevões", bem como o relvado sintético são os maiores obstáculos á glória portista.
No último fim-de-semana, tive oportunidade de assistir ao jogo que decidia a supertaça russa e que opôs o CSKA de Moscovo ao Zenit, dos nossos conhecidos Bruno Alves, Fernando Meira e Danny.O jogo terminou com a vitória do Zenit(1-0) e permitiu-me fazer várias observações que destacarei mais abaixo.

Onze provável e análise aos respectivos sectores:




O técnico da equipa russa deverá optar por este sistema, com a dúvida a residir na titularidade(ou não) de Mark González. Contudo, não se pôe de lado a hipótese de o emblema russo optar pelo 4x1x3x2, com a saída de um dos homens mais recuados para a entrada do esquerdino chileno para a ala esquerda, derivando Honda para uma posição mais central.

Guarda-Redes - Na baliza russa, actua um dos melhores e mais promissores guardiões do futebol actual, Akinfeev.Um guardião com grandes reflexos e agilidade mas que denota alguma dificuldade nas saídas a lances de bolas paradas.

Defesa - Se tivesse que optar por uma só palavra para descrever esta defensiva russa, essa palavra seria experiência.Na lateral direita, de actuar Berezutski para conferir maior segurança e "altura" á defesa.No lado esquerdo, deve jogar Shennikov, um lateral com tendência para subir e com um excelente pé esquerdo mas que para mim, o jogador mais fraco deste sector e se Varela/James e Hulk investirem por este lado, o jovem lateral passará por grandes dificuldades.Para completar este quarteto, os centrais Berezutski e Ingnashevic, que apesar de lentos(um ponto a explorar por Hulk e companhia) mostram grande bravura e experiência nos lances divididos, levando quase sempre a melhor.

Meio Campo - Nesta zona, os russos contam com alguns dos melhores interpretes da actualidade e que poderão representar uma ameaça para o conjunto azul-e-branco.Falo principalmente de Honda, um canhoto  nipónico bastante habilidoso e um excelente executante de lances de bola parada e de Dzagoev, um jovem russo que desponta no emblema russo.
Estes 2 jogadores jogarão mais adiantados(Honda ou então Mark González mais sobre a esquerda e Dzagoev sobre a direita) no terreno e estarão encarregues de tentar levar a "batuta" para a frente e de alimentar a dupla de avançados, enquanto que os médios Rahimic(ou Mamaev) e Aldonin ficarão mais atrás no terreno para tentar servir de auxilio á defesa e também para tentar parar as investidas de Moutinho e Belluschi pelo centro.

Ataque - Uma das duplas mais temíveis por essa Europa fora.A mim parece-me que jogarão o brasileiro Vagner Love e o costa-marfinense Seydou Doumbia, dois jogadores com grande fome de golo e bastante oportunistas mas também não está posta de parte a entrada directa para o onze do checo, Necid, o que acrescentaria alguma altura e maior dimensão física ao ataque da equipa russa.

Quais as hipóteses do FC Porto nesta eliminatória? O CSKA será um osso duro de roer para o Dragão? Quais os maiores perigos da formação russa? Prognósticos?

7 comentários:

  1. Excelente post.

    Não tenho dúvidas que o FC Porto passará o CSKA e é um sério candidato a ganhar esta competição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. sem duvida um grande post, parabens pela analise!
    Espero que o porto alcance uma vitoria!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos dois pelos elogios.É graças a leitores como vocês que nós temos força e gosto para continuar este projecto.

    O FC Porto tem tudo para conseguir um bom resultado na Rússia, para depois gerir o resultado no Dragão.

    Abraços a ambos!

    ResponderExcluir
  4. Grande Miguel, já me tinhas prometido o post, aí está ele. Excelente, diga-se.

    A tua análise mais os factores que abordei no meu último post do meu blogue reforçam a ideia da estratégia que entendi ser mais adequada.

    Guarín e James no onze.

    Um 4-4-2 que se pode transformar em 4-3-3 instantaneamente com o descair de James para a ala.

    O meio-campo e ataque do CSKA merecem respeito, o músculo de Guarín poderá fazer muita falta à equipa, Falcao, Hulk com o auxílio de James podem aproveitar bem as lacunas da defesa moscovita.

    Estou confiante. Aguardemos.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. O Porto vai perder, se o Benfica joga-se com essa equipa ganhava porque é a melhor equipa do mundo.

    O Porto não é equipa para ganhar á Liga Europa, e aos portistas, vão comer bananas.

    Benfica campeão da Liga Europa.

    ResponderExcluir
  6. Absolutamente de acordo contigo e agradeço-te pelos elogios, caro amigo Blue Factory of Dreams.

    A estratégia que "montaste" no teu blog estava muito boa e encaixava bem nos moldes do jogo pois Guarin e James estão cheios de "ganas" de jogar e mostrar serviço.

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.