Algarvio, oriundo de Portimão, o português João Moutinho é um dos melhores médios da actualidade do futebol europeu.
Com uma capacidade fora do normal com a bola, é um construtor de jogo fenomenal, o sonho de qualquer ponta de lança. Conhecido por ter muito talento em apenas 1,70m, Moutinho é também lembrado, e vítima de grande protagonismo após deixar o Sporting, clube onde jogava desde novo e afirmava ser o seu clube do coração pelo Futebol Clube do Porto. Sendo clubes rivais, o numero 8 dos campeões nacionais abandonou os “leões” rumo ao norte, ao clube do coração da sua mãe. Já tinha sido descrito como um jogador “à Porto” por Jorge Nuno Pinto da Costa, e agora, quando lhe perguntam se já é portista o jogador responde que “ somos todos nós”, mostrando já o que é a mística da equipa da cidade invicta. A vinda para a mesma, que é orientada por André Villas-Boas trouxe muito a este jogador que estava descontente no antigo clube e que agora se vê satisfeito com exibições de classe mundial e títulos a nível interno e externo.Também Moutinho trouxe muito a este FC Porto de Villas-Boas pois ele é o pilar de todo o sistema do jovem treinador, dando sempre linhas de passes aos colegas, fazendo girar a redondinha sempre para o melhor destino e fazendo compensações a colegas.Com ele em campo, Guarin, Belluschi, Álvaro e companhia sabem que podem atacar pois sabem que se algo de mal acontecer, estará lá Moutinho para lhes oferecer mais segurança e tapar os "buracos" existentes.
Com algumas internacionalizações, foi também um pilar importante na selecção das quinas no europeu de 2008. Após uma paragem quando a selecção era orientada por Carlos Queiroz, Moutinho voltou agora a selecção pela mão de Paulo Bento. Sendo ainda um jogador jovem, o médio ainda tem muito para mostrar ao mundo e de certeza que será um médio que todos os colossos mundiais ambicionam ter na sua equipa...
Quem ficou a ganhar com a saída do Sporting, o jogador ou o clube? Esta época do FC Porto seria tão perfeita sem Moutinho? Acha que o internacional português ainda vai a tempo de chegar a um colosso europeu? Tem qualidade para isso? Qual o seu valor de mercado?
João Marinho
Amigo Miguel...
ResponderExcluirAssim de repente lembrei-me de uma coisa:
Não teria dado jeito ter o Moutinho na África do Sul?
Abraço
Teria e que jeito teria dado ter Moutinho na África do Sul, confesso que também não percebi porque Queiroz não o levou ao Mundial.
ResponderExcluirAbraços amigo