sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sporting de Braga: O Sucesso dos "guerreiros do Minho"!


Hoje em dia, Braga é um nome temido tanto nacionalmente, como internacionalmente, fruto do estatuto de 4º grande que conseguiu não só obter mas também confirmar em apenas 2 épocas.Os louros deste grande feito devem ser repartidos pelo plantel, pelo melhor técnico da história do clube, Domingos Paciência, e pelo cérebro deste Sporting de Braga, António Salvador.

A temporada passada nem começou da melhor maneira, com a eliminação da pré-eliminatória da Liga Europa diante do Elfsborg e muitos começavam a duvidar da capacidade da equipa e das decisões de Domingos mas o técnico bracarense viria a calar muitas bocas, guiando o Braga rumo a um histórico segundo lugar, á frente de FC Porto e Sporting e discutindo o titulo até á ultima jornada, só não vencendo mesmo o campeonato graças ao super-Benfica de Jesus, que dominou por completo o futebol português nesse ano transacto.
Esta época, o plantel do Braga sofreu várias entradas e saídas e pouca gente duvidava não só da qualidade do plantel como da capacidade do Braga manter a fasquia elevada do último ano, mas rapidamente o Braga começou a mostrar que vinha para ficar, especialmente nas pré-eliminatórias da Champions, onde calhou com o Celtic e depois com o temível Sevilha.Diante destes 2 clubes superiores financeiramente e historicamente aos bracarenses, os "guerreiros do Minho" foram gigantes e puseram a Europa a seus pés, especialmente no jogo no Sanchez Pizjuan, onde os comandados de Domingos vergaram o Sevilha por 3-4, numa noite em que Lima e Matheus brilharam a grande nível e conseguiram então o acesso á fase de grupos da Champions.
A partir daqui, o rendimento da equipa de Domingos caiu um pouco, fruto do cansaço acumulado pelas 2 competições e por alguns elementos não darem o rendimento esperado, o que levou a sucessivas perdas de pontos no campeonato e a 2 derrotas diante de Arsenal e Shakhtar, que quase comprometiam as aspirações europeias dos minhotos.Mas felizmente os bracarenses acordaram a tempo e ainda lutaram por uma vaga na próxima fase da Champions, derrotando Arsenal e Partizan, mas tal não aconteceu, tendo os bracarenses seguido para a liga Europa, onde já estão nas meias-finais e são um dos candidatos a ganhar o troféu, principalmente depois de terem deixado pelo caminho nomes como o Dínamo de Kiev e Liverpool.A nível interno, escalaram vários lugares na classificação, sendo já o 3º classificado, á frente do Sporting, com quem vai disputar esta posição até final...

Um dos grandes obreiros deste Braga é Domingos Paciência, que se assume cada vez mais como um dos melhores treinadores portugueses da actualidade e que para o ano já não estará em Axa.Fala-se do interesse do Sporting mas numa altura em que os principais clubes europeus querem arrancar Villas-Boas do Dragão, nunca é de se fiar o seu destino...
Também é importar salientar o papel de Salvador, que sem gastar muito dinheiro, vai conseguindo mantendo a competitividade do plantel ao máximo e farta-se de fazer bons negócios para o clube bracarense como Sílvio e Lima, atletas que vieram quase a custo zero e que agora despertam a cobiça de alguns dos maiores clubes portugueses e europeus e que agora têm um valor de mercado a rondar os 5 milhões...
Em Suma, um destaque mais do que justo a esta formação, que faz da humildade, do espírito de sacrifício e do apoio dado pelo público as suas maiores armas e que promete continuar a marcar uma posição não só no futebol português, como na Europa...

O que acham do crescimento obtido pelo Braga nestas duas épocas? Já podemos atribuir o estatuto de 4 º grande aos bracarenses? Qual o principal responsável pelo patamar onde o Braga chegou? Qual será o destino de Domingos para o ano? Quem será o escolhido por salvador para suceder a Domingos e continuar a levar os minhotos na rota do sucesso?

Um comentário:

  1. O Braga é quarto grande, sem duvida!

    Miguel, como é que voce pos o link na lateral quando foi o concurso dos 50Milhoes?

    Abraços.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.