Como sabem, actualmente está a decorrer o Mundial sub-20 na Colômbia, competição que eu tenho acompanhado ao máximo, apesar dos jogos mais importante e da nossa selecção já darem um pouco fora de horas.
A nossa selecção empatou a zeros no primeiro jogo da competição frente ao Uruguai, num jogo pobre e onde as duas equipas deixaram muito a desejar em termos futebolísticos.Já ontem, no segundo jogo, a nossa selecção apareceu muito melhor(para isso contribuíram as entradas de Caetano e Júlio Alves no onze), tendo vencido os africanos dos Camarões(1-0) com um golo de Nélson Oliveira.No entanto tenho seguido muitos jogos e queria partilhar algumas das notas que tirei com os leitores do Império :
- A selecção Nacional tem jogadores de qualidade(Nélson, Caetano, Nuno Reis) mas penso que o treinador deixa muito a desejar na parte da motivação e das suas escolhas.Ainda assim, penso que passamos facilmente a primeira fase mas que teremos muita dificuldade em ultrapassar a barreira dos quartos.
- Jogadores como Nuno Reis, Cédric, Júlio Alves, Mika, Caetano(como o FCP deixou escapar um talento destes?) e Nélson Oliveira são bons valores para o futuro e podem vir a chegar a selecção principal, se trabalharem bem.Já jogadores como Baldé, ou tem uma evolução bastante radical, ou então é mais um que se perde...
- A selecção colombiana é, daquilo que vi agora, a selecção mais forte a vencer este Mundial.Com uma equipa montada á volta de James Rodriguez, a Colômbia joga um futebol alegre e agradável de se ver, sendo a selecção anfitriã a minha aposta como vencedora da prova.
- Platini ainda á poucos meses falava que o FC Porto jogava com muito estrangeiros mas ao olhar para a base da selecção sub-20 francesa, quase não há nenhum francês mesmo de "gema" em campo!
- Há jogadores que não enganam : James Rodriguez, Arias, Danilo e Rodrigo são mesmo craques e será um privilégio vê-los espalhar classe a cada toque em Portugal.Por toda a sua qualidade e se o o crescimento deles correr como o previsto, estes jogadores serão futuras referências nos respectivos países.
- Muita atenção a Franco, capitão e central da selecção colombiana, é um grande jogador já com tenra idade e promete dar que falar a breve prazo.Também Polenta, central e capitão uruguaio, tem muita qualidade.Gostava que pelo menos um deles viesse para Portugal de modo pois seriam boas opções a breve prazo e ainda estão ao preço da chuva(especialmente Franco).
- Por último, e como uma espécie de off-topic, é relevante ver-mos o domínio do futebol espanhol por todo o mundo.A selecção A de Espanha é campeã mundial e europeia, os sub-21 campeões europeus e agora os sub-19 também campeões europeus.É notório ver o trabalho desde os escalões mais jovens, que certamente darão muitos frutos á equipa principal...
Que conclusões tira deste mundial? Qual a grande figura até ao momento? Até onde poderá ir Portugal? Qual o melhor jogador da nossa selecção? Previsões para vencedor do torneio?

Falas do Baldé mas o Pelé é que é uma enorme nulidade e o Julio Alves foi ontem um dos piores, não mostrou nada e agora vai para o Atlético e quase apostaria que só não desaparece porque é irmão do Bruno.
ResponderExcluirO Caetano é verde, verdinho, mas tem potencial e sinceramente como portista preferia ter um Caetano verdinho do que um Walter gordo e brasileiro, tal como preferia um Candeias, Vieirinha, Helder Barbosa, entre outra a um Cebola Rodriguez que só com o salario pagava a equipa toda de juniores... entre outros e variados exemplos. Esta equipa sub-20 é má e fraca, apesar do potencial individual dos jogadores, porque os principais clubes preferem investir em estrangeiros do que na própria formação... Basta olhar o exemplo dos nossos vizinhos espanhois.
Caro Czarli,
ResponderExcluir- Optei por referir o Baldé pois o Pelé recompensa a falta de qualidade com uma entrega e uma disponibilidade impressionante.
- Júlio Alves tem talento e bons pés mas parece-me que fez muito mal em ir para o Atlético.Veremos se não estou enganado.
- E relação ao que disse, concordo pois preferia ter jovens portugueses e com valor(casos de Caetano e Candeias, Bruno Gama, Vieirinha) em vez de Sul-americanos com salários altissimos e que não rendem o que se previa.
Abraços