domingo, 18 de setembro de 2011

Super Mário - O Homem Golo

Aproveito o dia 18 de Setembro, dia em que Mário Jardel faz 38 anos, para fazer uma homenagem a um dos melhores pontas-de-lança de sempre. Encantou no Porto, fez do Sporting campeão e conquistou as balizas por esse mundo fora. Fica aqui uma entrevista concedida por ele ao Correio Sport seguida de alguns dos seus melhores momentos:

Correio Sport - O que está a fazer no país [Portugal] onde mais se destacou enquanto futebolista?
Mário Jardel - Venho passar o aniversário do meu filho, que é no mesmo dia que o meu [amanhã], e vou ter com o meu amigo Irulegui a Miranda do Corvo. Domingo estarei em Aveiro para ver o Feirense-FC Porto. A minha ideia inicial é passar uma semana em Portugal, mas pode ser mais tempo. Quero também ver o FC Porto-Benfica, no Dragão [23 de Setembro].
- Terminou a carreira de jogador. Tenciona, entretanto, continuar ligado ao futebol?
- Sim, e vou frequentar um curso em Portugal. Preciso dessa valorização profissional. Tenho uma característica que é essencial a um treinador: sei conquistar os jogadores, sei como os conquistar, como os motivar e como criar um grupo fechado. Sei o que é isso enquanto jogador, e posso pô-lo em prática como treinador. Sinto que posso vir a ser um grande treinador.
- Já tem convites?
- Não, mas sei que tenho muitas portas abertas em Portugal. O que gostava era de ter uma oportunidade como adjunto, numa equipa dos escalões secundários. Vou à procura de uma oportunidade como adjunto, para ir subindo etapas.
- Que treinadores mais o inspiram hoje?
- Fernando Santos, pelo lado humano, e Mourinho, pela forma como conquista o jogador.
- Terminou a carreira. Que balanço faz dela?
- Só falo disso depois de um jogo, de despedida com os meus amigos, entre FC Porto e Sporting, e que vou levar a efeito com a ajuda dos clubes, se Deus quiser.
- Teve receptividade?
- Do FC Porto, já tive. Eles autorizam, e até aceitam que o jogo seja no Dragão. Quero lá muitos dos meus amigos, como Aloísio, Vítor Baía, Jorge Costa, Drulovic, Sérgio Conceição, Zahovic, João Pinto, Beto, Pedro Barbosa, Sá Pinto, André Cruz, com quem estive nesta semana. O Romário também virá.
- Insisto, que balanço faz da sua carreira?
- Foi boa, com muitos momentos felizes, outros nem tanto. Acho que deixei a minha marca.
- Tem negócios?
- Em Fortaleza, a minha mulher [Sandra] tem uma loja de roupa, e vai inaugurar outra. É um negócio muito lucrativo.
- O Jardel faz de manequim?
- Não, a roupa é só para senhora. Dou as minhas opiniões... Eu só dou o dinheiro. Afinal, elas é que nos gastam o dinheiro, não é?
- Confirma que Pinto da Costa lhe pode arranjar colocação no FC Porto?
- Procurei o FC Porto, e eles nunca me negaram nada. Pinto da Costa foi o melhor presidente que tive.
- Tem de mudar muito para ser um treinador de sucesso?
- Há que mudar de atitudes e comportamentos para ser um bom treinador. Ser mais sério e impor mais respeito, mas nessa parte eu creio que vou cativar os atletas. No entanto, sei que tem de haver um grande sentido de responsabilidade.
- O Jardel foi um símbolo em Portugal. O que pode transmitir da sua experiência aos mais jovens?
- Posso dizer aos futebolistas que primeiro estudem, pois o futebol não é uma actividade onde todos possam ser bem sucedidos e deixem as coisas acontecer. Têm de ser muito dedicados, afastar-se das drogas e da bebida, ter uma vida muito regrada e não cair em ilusões e tentações. Dizem que o jogador tem duas mortes e que uma é quando deixa de jogar futebol. Temos de pensar num dia de cada vez. Um futebolista não pode pensar que já conseguiu tudo, até porque no futebol a memória é curta, e por vezes nem há memória.
- Já sente saudades de jogar futebol?
- Fica a nostalgia, mas não olho muito para o passado. Sou muito ‘alto astral'. O que passou, passou. Tenho muitas recordações em casa e na cabeça. São coisas que ninguém nos tira.
- Que marca sente que deixou enquanto futebolista?
- Fiquei na história do futebol mundial. Ganhei três ‘botas de ouro' [melhor marcador da Europa], mas roubaram-me uma pela pontuação do campeonato português, que tinha um ranking inferior ao de outras ligas. Todavia, para mim, ganhei três.
- Sentiu-se o melhor ponta-de--lança do Mundo?
-Sim. Na minha maneira de ver, ninguém fazia golos com a mesma facilidade do que eu, e nem tantos. Os números comprovaram esse facto.
- Quais os melhores momentos que viveu enquanto futebolista profissional?
- As conquistas de campeonatos, uma Supertaça europeia, as ‘botas de ouro', jogar pela selecção do Brasil. Tive muitos momentos de sucesso.
- Tem um filho rapaz. Ele pode dar futebolista?
- Pode, sim. Joga no Cascais. É centro-avante, fez 27 golos na época passada e ajudou a equipa a subir de divisão. Tem características, mas, essencialmente, é bom filho e aplicado nos estudos. É responsável - e quem sabe se não pode chegar longe?
- Ficou nas pessoas a ideia de que o Jardel ganhou todo o dinheiro que quis. Foi tudo tão fácil assim?
- Nada é fácil na vida. Trabalhei para conquistar e fui reconhecido pelo meu trabalho. É assim em qualquer profissão. Retribuí com muitos golos.
- Tem seguido o campeonato português?
- Sim, o FC Porto ganhou a Liga Europa no ano passado, fez uma época excepcional.
- Quem é o favorito para esta temporada?
- Creio que o FC Porto, mas julgo que o Benfica vai andar perto. O Sporting, como está em construção, parte um pouco atrás.
- Teria admitido naturalizar--se português? Teve algum convite para isso?
- Já tinha sido campeão do Mundo pelo Brasil, em 93, nos sub-20. De contrário, teria aceitado jogar pela selecção portuguesa, sem dúvida nenhuma.
- Cristiano Ronaldo ou Messi? Com qual dos dois gostaria mais de ter jogado?
- Com os dois em simultâneo. Os três juntos formaríamos o melhor ataque do Mundo. Era mesmo para arrasar.




Obrigado Jardel!

Um comentário:

  1. Mario Jardel 16! Que goleador... lembro-me tão bem de como calou o San Siro!!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.