quinta-feira, 13 de outubro de 2011

"Ex futuras estrelas" - Momodou Ceesay


Hoje vou estrear aqui uma nova rubrica, rubrica essa destinada a falar sobre alguns jogadores que em tempos não muito distantes eram apontados como futuras estrelas do futebol mundial, e/ou sobre jogadores com grande potencial mas que nunca conseguiram atingir o seu expoente máximo.

Existem alguns nomes que nos saltam logo à memória, seja por serem portugueses que nos habituámos a ouvir falar, ou até os grandes jogadores de Football Manager mas que por qualquer motivo cairam no nosso esquecimento. Vou tentar começar por alguns nomes mais desconhecidos, jogadores que se destacaram em competições de camadas jovens, vou começar pelo gambiano Momodou Ceesay.

Momodou Ceesay apareceu para a ribalta do futebol em 2005, no Perú, onde participou no Mundial sub-17, competição ganha pelo México. Este Mundial revelou ao mundo alguns nomes conhecidos do futebol, como Carlos Vela, Giovani dos Santos, De Silvestri, Marcelo, Renato Augusto, Anderson (que já pertencia aos quadros do Porto), Erik Pieters, Tim Krul, Vurnon Anita, Diego Biseswar ou até num patamar inferior, o jogador do Feirense Siaka Bamba e até o jogador do Besiktas Sidneí.

A Gâmbia ficou inserida no grupo D, juntamente com Brasil, Holanda e Catar, um grupo à partida difícil, mas que a selecção africana encarou de frente. As referências desta selecção eram os irmãos Nyassi, hoje em dia a jogar na MLS, Ousman Jallow, que o ano passado defrontou o Sporting ao serviço dos dinamarqueses do Brondby e o ponta de lança Ceesay, jogador de 16 anos mas de 1,95 metros.

Primeiro jogo, o adversário seria nem mais nem menos do que o Brasil; aos 45 minutos Ceesay pega na bola, passa por meia equipa brasileira e faz na altura o 2 a 1 a favor da Gâmbia, o mundo todo arregala os olhos para perceber quem é aquele gigante que destroça por completo o Brasil, e que equipa é esta que acaba de vencer por 3 a 1 um dos candidatos à vitória no torneio.

A seguir, o Catar, de novo uma vitória por 3 a 1 dos africanos, e mais um belíssimo jogo de Ceesay, com muita técnica, e com uma pujança física impressionante. A selecção africana caminhava em direcção aos quartos de final mas, no último jogo, uma derrota por 2 a 0 frente a Holanda deitou tudo a perder. Contas finais do grupo e Brasil, Holanda e Gâmbia todos com 6 pontos. Valeu ao Brasil ter vencido o Catar por 6 a 0, que assim passou à fase seguinte da prova juntamente com a Holanda, por terem um goal average superior ao da infortunada equipa gambiana.

Ceesay foi assim para casa mais cedo, mas ficou na retina de muitos olheiros dos tubarões europeus. Nesta altura, o jogador africano jogava ainda pelo Wallidan, clube do seu país, mas na temporada seguinte rumou à Europa, para jogar no Grasshoppers, ainda que na equipa B. Volvido mais um ano e eis que surge o Chelsea de José Mourinho interessado na sua contratação, passa a jogar pelas reservas do clube londrino, juntamente com os portugueses Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes, Miroslav Stoch e até com mais uma "promessa", o chileno Millán. Ceesay não se conseguiu impor, e foi emprestado ao satélite belga Westerlo, onde permaneceu duas épocas. Nesta altura, começou a duvidar-se se o ponta de lança alguma vez conseguiria atingir o potencial que lhe era reconhecido, e como tal caiu no esquecimento do universo futebolístico.

Actualmente, Ceesay alinha pela equipa eslovaca MSK Zilina, equipa esta que o ano passado até participou na Liga dos Campeões, curiosamente ficando no grupo do Chelsea, juntando-se a estas duas equipas o Marselha e o Spartak de Moscovo. O Zilina teve uma participação curta e infeliz pelos palcos europeus, não tendo conseguido amealhar qualquer ponto na edição 2010/2011 da prova. Já Ceesay foi uma sombra do que prometeu em tempos, levantando de novo a antiga dúvida se não estávamos perante mais um caso de falsificação de datas de nascimento.


Vou tentar escrever um novo post sobre esta rubrica semanalmente, se por acaso estiverem interessados em saber o paradeiro de um jogador que em tempos vos entusiasmou, podem deixar o nome desse jogador nos comentários, quem sabe se um dia não escrevo algo sobre ele!

7 comentários:

  1. apesar de conhecer a sua história deixo aqui uma dica Fábio Paim..
    Excelente trabalho esta rubrica é fenomenal caso estejam a procura de colaborador eu posso ajudar mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir
  2. Gostava que escrevesses sobre o Fábio Paim! Era para ser um grande jogador, mas agora não passa de um jogador "pequeno".

    Em relação à rúbrica: É uma excelente rúbrica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá a toods!

    Quando no texto disse: "seja por serem portugueses que nos habituámos a ouvir falar", estava exactamente a falar no Paim e em mais 2 ou 3 que eram apontados como estrelas mundiais, quem viu o "quem quer ser Fábio Paim" sabe do que falo.

    Optei por não começar pelo Fábio, porque começar logo pelo caso mais mediático poderia tornar a rubrica em algo sencionalista, e não quero mesmo que seja nada disso.

    Obrigado pelos elogios e, deixando uma dica, para a semana vou falar sobre um jogador que já passou pelo campeonato principal português

    ResponderExcluir
  4. Grande ideia, sim senhor ! O nosso colaborador está de parabéns !

    Ainda no ano passado, me lembro de ver este jogador a jogar pelo Zilina, ele que era sem dúvida a estrela da equipa.

    A sua condição física é impressionante e consegue ainda aliar a sua estatura a uma técnica evoluída, pelo que acho que a falta de estabilidade e a falta de acompanhamento por parte de um treinador para o adaptar ao contexto europeu prejudicou-lhe a evolução...

    ResponderExcluir
  5. Pa excelente rubrica! Sugiro que em futuras edições escrevam Kerlon ou Freddy Adu.

    ResponderExcluir
  6. Também deixo Kerlon ou mesmo Danilinho como Sugestão !

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.