quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Foi mesmo um pontapé na crise?



Shaktar Donetsk - Porto, 0-2 (Hulk 79'; ag Rat 90')

Ainda com o jogo de Coimbra na memória, o FC Porto foi à Ucrânia vencer o Shaktar Donetsk e recuperar o ânimo na Liga dos Campeões. Mas será que este foi mesmo um pontapé na crise? Provavelmente só teremos a resposta a esta pergunta no domingo após o jogo com o SC Braga, mas a Liga Europa já está garantida.

Quanto ao jogo de hoje, Vítor Pereira optou por manter Maicon a lateral-direito com Djalma e Defour a conseguirem entrada direta para o onze titular.

Condicionados pela temperatura e pelos adeptos ucranianos, os azuis-e-brancos souberam esperar pelo momento certo e apesar do acerto defensivo ainda não ser o melhor, a equipa não acusou as duas bolas ao poste, a primeira por Luiz Adriano e a segunda por Fernandinho.

A primeira parte do jogo foi bem disputada com oportunidades para ambas as equipas. Os brasileiros Hulk e Luiz Adriano souberam sempre espalhar o perigo nas balizas adversárias, mas faltava a concretização.

Já na segunda parte, o FC Porto entrou mais forte e determinado a levar a vitória. Com maior domínio e posse de bola, a única situação perigosa dos ucranianos foi mesmo o remate ao poste de Fernandinho aos 70 minutos, após ressalto da bola nas costas de Rolando.

Aos 73 minutos, o técnico portista decidiu tirar Djalma para fazer entrar o uruguaio Cristian Rodriguez e passados seis minutos, Hulk, com o improvável pé direito, inaugurava o marcador depois de um passe a rasgar (fantástico) de João Moutinho. Estava feito o primeiro da partida.

Por precaução, aos 82 e aos 88, Vítor Pereira fez entrar Varela para o lugar de James e Souza para o lugar de Defour. Mas o resultado ainda foi dilatado para 0-2, após a insistência de Maicon e a pressão de Varela que levaram ao desvio do defesa Rat. Auto-golo e felicidade no rosto de Vítor Pereira.

Contudo, mesmo depois desta vitória importante, o FC Porto não pode relaxar, aproxima-se uma partida decisiva para a Liga e no próximo jogo com o Zenit para a Liga dos Campeões, os portistas estão obrigados a ganhar se quiserem passar aos oitavos-de-final. Momento feliz para o treinador, mas de certeza que os adeptos ainda não digeriram a eliminação da Taça de Portugal. Ficamos agora à espera dos próximos episódios.

Outros jogos:
B. Leverkusen-Chelsea, 2-1
Valência-Genk, 7-0
Arsenal-B. Dortmund, 2-1
Marselha-Olympiakos, 0-1
Zenit-APOEL, 0-0
Milan-Barcelona, 2-3
BATE Borisov-Viktoria Plzen, 0-1
Nápoles-Man. City, 2-1

2 comentários:

  1. Nao foi um pontapé na crise porque o Porto mesmo tendo ganho não fez lá grande coisa.

    ResponderExcluir
  2. Não foi uma grande exibição, foi sim uma exibição com muito coração. O que nem é mau de todo, mas de salientar que a 1ª parte foi terrível, mas ao nível do Porto deste ano.

    Grande jogo do meio campo portista com Fernando, Moutinho e Defour imperiais.

    Hulk é mesmo incrível, fez um jogo de sacrifício e foi premiado com o golo.

    O Alvaro Pereira decidiu voltar a mostrar o porquê de ser o melhor DE a jogar em Portugal. (espero que assim continue).

    Grande Helton, grande capitão. Que GRANDE defesa aquela aos 70m.

    O Rolando podia ir fazer uma coisa que eu cá sei, e o James nem se viu. Estes foram os piores, num 11 onde Maicon esteve relativamente bem, principalmente na 2ª parte.

    Vamos Porto, ainda é possível passar em 1º do grupo.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.