segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Holandeses resolvem de novo, desta vez frente ao Belenenses

Sporting 2-0 Belenenses
(Wolfswinkel 50´ e Schaars 66´)

Na primeira parte, verificou-se um Belenenses com linhas muito próximas e a apostar no contra-ataque e no erro do adversário. Estava assim dada a posse de bola ao Sporting, que sinceramente não consegui fazer muito com ela. Houve uma excepção, quando ao minuto 12 Stijn Schaars rematou perigosamente para a defesa com segurança de Coelho, guardião da baliza dos azuis. A partir dai foi mesmo o Belenenses quem teve as maiores e mais perigosas ocasiões de perigo: Ao minuto 27, quando Rodrigo Nascimento aproveita uma boa jogada de contra-ataque do Belenenses para rematar para a defesa de Rui Patrício,e ao minuto 33 quando de novo Rodrigo Nascimento cabeceia com bastante perigo á baliza leonina. Só não foi golo por alguns centímetros. O Belenenses ia para o intervalo com no máximo 35 % de posse de bola, mas com as grandes oportunidades a pertencerem-lhe. Domingos teria que mudar o jogo e passar a iniciativa do jogo dos centrais para os médios.

Para desatar o nó em que a partida estava, Domingos Paciência aposta em André Carrillo para o lugar do apagado Bojinov. Foram apenas precisos 5 minutos para o Sporting marcar o 1º da noite. Os leões deram a provar do próprio veneno aos homens do Restelo, pois foi precisamente numa jogada de contra ataque que Van Wolfswinkel finaliza a grande cruzamento de Insúa. Mais 5 minutos volvidos e Capel introduz a bola na baliza do Belenenses, mas o arbitro, mal, anula o golo. Verdade seja dita, era muito difícil de ajuizar o lance e eu mesmo com a repetição tive que olhar 2 vezes antes de decidir. Completamente justificável o erro, mas de facto o golo era limpo e seria o 20 e um grande golo também. Ao minuto 66, o outro holandês Stijn Schaars troca papéis com o seu compatriota. É Wolfswinkel a fazer um grande passe e é Schaars que finaliza com muita classe com um grande chapéu sobre Coelho. Estava feito o 2-0 e estava também quase confirmada a presença leonina na próxima fase da Taça de Portugal. Até fim do jogo, queria apenas destacar a entrada de Santiago Arias para o lugar de João Pereira. O jovem jogador entrou muito bem no jogo e mostrou um pouco do que sabe fazer. Confesso que não gostei de o ver no Torneio de Toulon, mas hoje, no quarto de hora em que esteve em campo, conseguiu uma exibição positiva.

Destaques:

Onyewu - Devido á estratégia de José Mota, foi o americano que teve sempre a tarefa de construir o jogo leonino. Surpreendeu pelo sua calma e facilidade em sair, embora tenha sido ajudado pela posição recuada dos jogadores de Belém.

Wolfswinkel - Mais uma vez foi ele a desbloquear a eliminatória. Começa a ser muito importante este jogador na equipa do Sporting...

Schaars - Não conseguiu aparecer na primeira parte, mas na segunda, com mais espaço, jogou e fez jogar, coroando a exibição com um golo. Homem do jogo.

Cámara - Foi para mim, o pior em campo. Embora esforçado, nunca conseguiu decidir correctamente o que tinha de fazer. Apostava quase sempre no remate em posições nada privilegiadas para o mesmo.

3 comentários:

  1. Foi um grande jogo do meu ENORME Sporting! Jogámos super bem e mostrámos ao Belenenses quem manda na Taça. Já sinto a Taça de Portugal a chegar a Alvalade...
    Por fim, digo que o Abel Camará não é jogador de II Liga nem de I Liga... é jogador de III Divisão! Que péssimo jogador!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordando plenamente com esta análise, e tendo visto este jogo do inicio ao fim, quero apenas acrescentar que os dois "Andrés", Martins e Carrillo, embora tenham jogado menos tempo, merecem, a meu ver, uma menção muito honrosa...

    Força Sporting !

    ResponderExcluir
  3. » Só um reparo: o nome do Abel Camará escreve-se com acento no ultimo A

    SL

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.