domingo, 15 de janeiro de 2012

Braga no pódio e adeus leonino ao campeonato!

Braga 2-1 Sporting
( Hélder Barbosa 52´, Lima 64´ e Carrillo 74´)

Mais um jogo onde as falhas defensivas do Sporting deitaram tudo a perder. A vitória caiu para o lado bracarense por 2-1 e fecham assim a primeira volta do campeonato em 3º lugar.

O jogo começou logo a prometer, pois passados apenas um par de minutos, Hugo Viana podia ter posto o Braga na frente, mas o seu remate embate em Lima e passa ao lado da baliza de Rui Patrício. Dito isto, pode-se afirmar que o Braga entrou mandão no jogo, embalado pela confusão táctica dos jogadores do Sporting. Mas passado esse domínio inicial, o Braga começava a depender muito de Mossóro e de Alan e quando estes falhavam, nunca se construía algo de destaque relevante ofensivamente. Mesmo antes de o arbitro apitar para o descanso de 15 minutos, Matias Fernandez remata com muito perigo sobre a baliza de Quim, que se limitou a olhar e ver a bola a rasar a trave.

Na segunda parte, até foi o Sporting a dar o primeiro sinal de perigo, por intermédio do inevitável Matias Fernandez , que inventa magicamente uma jogada na pequena área do Braga e manda a bola ao poste. E depois, o primeiro golo da noite, com Hélder Barbosa a mostrar que afinal estava mesmo a jogar. O português aproveitou-se de uma falha bizarra de Onyewu e de João Pereira para fazer facilmente o primeiro golo da partida. Que falha defensiva, pior que isto só mesmo passar a bola ao adversário. Mas atenção, porque isso aconteceu mesmo no segundo golo do Braga! Não se percebendo muito bem porquê, Rodriguez passa a bola a um adversário que conduz uma jogada de contra ataque finalizada com classe e frieza por Lima, que foi mais rápido que João Pereira. Estava assim condenado o jogo para a parte do Sporting, que ainda iria chegar ao golo por Carrillo numa jogada de insistência ao minuto 74. Mesmo antes de acabar a partida, mais uma infantilidade leonina, com Rui Patrício a agarrar (pela 3ª vez esta época) uma bola passada para trás. O livre indirecto a 7 metros da baliza leonina acabou sem ser golo devido à má pontaria de Hugo Viana.

Destaques:

Lima - É de admirar como deixou João Pereira para trás no lance do segundo golo do Braga. Grande finalização.

Onyewu, Rodriguez e João Pereira - Que desacerto total! No primeiro golo ficam a dormir e no segundo passam a bola ao adversário que depois não conseguem parar...

Matias Fernandez - Pedira-lhe tudo hoje. Mesmo assim esteve perto de fazer 2 golos...

Hugo Viana- O dinamizador do jogo do Braga, especialmente na segunda parte com a ausência de Alan e Mossóro. Só pecou pela falha no ultimo lance. Exigia-se mais a um jogador profissional.

Sporting - Está acabado aqui o sonho do campeonato e a equipa fica reduzida a lutar pelo 3º lugar com equipas menores (peço desculpa aos adeptos de Braga e Marítimo, mas para mim, estas duas equipas estão longes de poderem ser chamadas "grandes"). Godinho Lopes bem avisou que este ano não seria possível, mas é sempre difícil de controlar a euforia dos adeptos, muito mais depois daquelas 10 vitórias de seguida...

Um comentário:

  1. Não foi um bom jogo, mas sempre que o senhor Capela apita o Sporting, os leões perdem sempre. Foi assim na Luz, foi assim em Braga.

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.