quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Leão salva a eliminatória já nos descontos!

Sporting 2-2 Nacional
(Elias 75´, Schaars 90´, Rondon 36´ e Candeias 45´)

Foi um jogo em que a a qualidade técnica não esteve presente em campo. Na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal disputadas em Alvalade, o Sporting teve que sofrer imenso para conseguir um empate depois de estar a perder por 2-0. A decisão está assim adiada para o próximo jogo a disputar na Choupana, com o Nacional teoricamente em vantagem, segundo a lei dos golos fora.

Como já disse, não foi um jogo que primou pela sua beleza técnica, mesmo com jogadores mágicos como Matias Fernandez e Jeffrén em campo, alinhando ambos de inicio depois de uma paragem mutua por lesão. Quem se lesionou muito cedo no jogo foi Wolfswinkel que foi mesmo substituído com uma dúzia de minutos jogados, dando lugar a Bojinov. A primeira opurtonidade do encontro seria da autoria do chilena numero 14, quando ao minuto 24 dispara por cima da baliza depois de um passe de Stijn Schaars que resulta de um livre. Quem não marca sofre e ao minuto 36 Mário Rondon coloca a bola na baliza de Rui Patrício a cruzamento de candeias. Sem saber muito bem como, lá o Nacional ia ganhando vantagem no marcador. Antes do intervalo, grande barraca de Anderson Polga que dá (literalmente) o segundo golo ao Nacional. Foi muito lento e Candeias cheio de oportunismo tira-lhe a bola e depois facilmente a coloca para lá do alcance de Rui Patrício e faz o 2-0 para a equipa visitante. Parecia mentira, mas o Sporting ia então para o intervalo em grande desvantagem.

Com Capel a entrar na segunda parte, esperava-se um joga mais veloz e mais insistente da parte do Sporting. Ao minuto 61, não é golo do Sporting devido a um grande falhanço de Bojinov e Carrilo a passe de cabeça de Capel. Ambos falham na bola e perdoam o golo. AO minuto 68, Márcio Madeira comete uma infantilidade depois de já ter um amarelo e vai (justamente) para a rua por fazer uma falta sobre Capel. Tenho de referir um lance em que também Oguchi Onyewu devia ter sido expulso. Não considero o que ele fez uma agressão, mas o seu empurrão foi algo completamente desnecessário e levou apenas amarelo. Se fosse vermelho não era nada de especial... Com 10 o Nacional absteve-se de atacar e não demorou muito até que o Sporting marcasse, pois logo ao minuto 75 Elias faz um grande golo ao rematar de primeira depois de um cruzamento de Schaars. Grande mestria de Elias a fazer o 1-2. Já com os adeptos do Sporting a desesperar, o 2-2 acabaria mesmo por chegar numa jogada de incrível sorte e confusão na área do Nacional. Schaars remata a bola para a área e passa por toda a gente para entrar na baliza. De referir que apesar da enorme confusão, o golo é limpinho! Nenhuma razão para os protestos que se seguiram dos jogadores do Nacional. Acabava assim o jogo em tumulto, num jogo em que sinceramente o resultado justo seria perderem as duas equipas devido ao pobre espectáculo que proporcionaram ao público.

Destaques:

Candeias - Uma assistência para golo num livre exemplarmente marcado e um tento que deu na altura o 2-0 para o Nacional. Jogo memorável do português.

Luís Neto - A par de Candeias, foi o que jogou bem da sua equipa. Que grande obstáculo foi para o Sporting.

Elias - Mais uma vez deu força para um virar de resultado. Um talento tão óbvio como irregular, hoje chegou para fazer um excelente golo!

Bojinov - Esteve lá?

Matias Fernandez - Se calhar é por eu gostar imenso deste jogador, mas ninguém me tira da cabeça que este rapaz é um dos jogadores mais tecnicistas de Portugal. Espalha classe em campo! Sem ele e sem Candeias o jogo hoje teria sido certamente aborrecido.

Polga - Xandão! Vem rápido! Esta noite Polga fez uma exibição abismal!

0-1

0-2

1-2

2-2

Um comentário:

  1. Não foi um bom jogo do meu Sporting, admito, mas na Madeira os "Leões" vão espetar 3 secos nos madeirenses arrogantes e acaba-se o sonhinho da final para os arrogantes da Madeira. Até dia 8 de Fevereiro o Grande Wolfswinkel vai conseguir recuperar.

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.