domingo, 29 de janeiro de 2012

Porto perde em Barcelos, com arbitragem duvidosa de Bruno Paixão



Gil Vicente 3 - 1 FC Porto

Cláudio - 15' e 45+1'
André Cunha - 52'
Varela - 77'

O FC Porto perdeu este domingo em Barcelos, mas com a derrota vem o fim de uma série de 55 jogos sem perder e, muito provavelmente, o fim do campeonato para os portistas, até porque a diferença para o Benfica passa agora a ser de 5 pontos.

O resultado final espelha uma exibição consistente da equipa gilista e uma exibição miserável de uma equipa campeã nacional. Setores desligados, falta de convicção, pouco orgulho na camisola e até a desilusão com os colegas de equipa, bem patente na cara dos jogadores (caso do passe falhado de Helton para Maicon, no fim da partida). O melhor exemplo para se perceber esta má exibição é dizer que o primeiro remate digno de esse nome, só surgiu perto dos 60 minutos de jogo.

O Porto entrou com Souza na posição habitualmente ocupada por Fernando e mais uma vez sem Hulk no onze inicial. O carrasco do Porto foi um jogador brasileiro chamado Cláudio, capaz de subir bem alto no primeiro golo, mais alto do que Rolando, Otamendi e Souza. Aos 15 minutos de jogo, o Gil Vicente já estava a ganhar, o que obrigava o Porto a ter que marcar dois golos.

O Porto tinha a posse de bola, mas o jogo estava a ritmo de treino, algo que tem sido habitual, o que favorecia a equipa da casa. Há, no entanto, aos 23 minutos uma grande penalidade que fica por assinalar a favor do Porto, cometida sobre Defour (que ficou a sangrar).

Bruno Paixão teve dúvidas neste lance, mas não hesitou ao apitar penalty a favor do Gil Vicente, quando Otamendi impede a passagem da bola com o braço. Novamente Cláudio e novamente a bola no fundo da baliza de Helton. Otamendi faz falta, contudo fica por marcar um fora de jogo a André Cunha. Os portistas iam para o intervalo a perder 2-0 e sem uma oportunidade de golo.

A segunda parte começava com Danilo e Belluschi no lugar de Souza e Otamendi. Vítor Pereira tentava dar uma resposta, passando a jogar com três defesas (bem ao estilo de Co Adriaanse).

A estratégia não correu bem e o FC Porto foi apanhado em contrapé, o Gil Vicente marcava o terceiro aos 52 minutos. Desta vez foi André Cunha a rematar à baliza com sucesso.

O Porto tardava a reagir e o resultado acabava por desanimar a equipa. Rasgos de Belluschi, vontade de Danilo, mas foi Varela a trazer o golo tardio, aos 77 minutos.

Fica uma exibição péssima para o Porto, muito trabalho para Vítor Pereira durante esta semana (boa ideia começar a treinar a defesa para os cantos), o título fica mais longe e Jorge Jesus agradece. Há razões de queixa na arbitragem e elas acabam por surgir quando os portistas não queriam, mas se a abordagem ao jogo tivesse sido a da época passada, o resultado poderia ter sido invertido.

3 comentários:

  1. O Porto entrou muito mal sem duvidas... mas mesmo que tivesse entrado forte duvido que tivesse ganho. O jogo estava encomendado.

    Aos 14m já perdia por 1-0 por esta "falta"...

    http://maisfcporto.com/wp-content/uploads/423100_335344826497731_100000666483185_1084928_1180222209_n.jpeg

    E perde o Alvaro Pereira para o próximo jogo.

    e isso foi apenas o começo. Depois vieram dois penalties por assinalar com 1-0 no marcador e no inicio da 2ª parte com 2-0.

    Pelo meio, um fora de jogo clarissimo, transformado num penalty, que dá o 2ºgolo... e ficamos sem Otamendi para o próximo jogo.

    Engraçado que na semana passada, também ficamos sem o Fernando após um erro de arbitragem.

    Coincidências??

    ResponderExcluir
  2. Foi uma vitória justa para o Gil Vicente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boas,

    O jogo de ontem foi mais um, não para esquecer, mas para ter presente na memoria.
    Primeiro, e na minha opinião com varios erros de casting.
    Começando pela apatia de Helton, sem braçadeira esteve desconcentrado ou contrario do que é normal permitiu 2 golos que podia ter feito mais.
    Depois a não inclusão de Danilo, num jogo que era necessário profundidade lateral.
    Quanto aos centrais mais uma vez digo que o melhor, Mangala, devia ter lugar cativo.
    Souza não é de perto nem de longe um polvo.
    A inclusão de Moutinho e Defour, 2 jogadores com caracteristicas semelhantes, para estes jogos onde +e necessária criatividade, não resultaram.
    Kleber ... continua a travessia do deserto, é esforçado sim mas se calhar precisava de um treinador de avançados, que lhe ensinasse as movimentações na area.
    Por fim o que esteve melhor foi o Bruno Paixão ... que cumpriu na integra o seu trabalho como ja nos habituou á muitos anos. Não serve de desculpa, mas ajuda e muito.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.