quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vitória numa competição menor



FC Porto 1 - 0 Estoril (Varela 65')

Em dia de clássico em Madrid, o FC Porto defrontou o Estoril na 2ª jornada da Taça da Liga. Uma competição que continua a ser menor e isso vê-se pelas exibições e pela assistência. Ao Porto falta agora um ponto para garantir o apuramento para as meias-finais, mas volta a ficar a sensação que o que foi feito soube a pouco.Por obrigação, Vítor Pereira colocou Moutinho, Varela e Kléber a titulares, numa equipa com algumas caras conhecidas e ainda sem Danilo.

Uma das notas que fica (ou deve ficar) bem registada no bloco de notas do treinador portista, é que o ponta-de-lança brasileiro não agrada aos adeptos e faz muito pouco para aqueles que estavam habituados a ver Falcao voar entre os centrais. E a comparação tem mesmo que ser feita, até porque a posição é a mesma e os extremos que estão lá para assistir o avançado, também são os mesmos.

Quanto ao jogo, não foi feliz, e nem deu para prender a atenção quando a oferta futebolística era muito melhor para os lados de Espanha. No entanto, na primeira parte o Porto teve três oportunidades. Primeiro foi Mangala a cabecear ao lado da baliza de Vagner, depois Kléber com um remate frouxo e por fim Moutinho com mais perigo, na marcação de um livre aos 37 minutos, bola na barra. De resto, para espelhar o domínio dos portistas, pode dizer-se que o defesa francês chegou muitas vezes à àrea adversária.

Na segunda parte, um pouco mais de atitude ofensiva por parte dos homens da casa, com Álvaro Pereira a assumir as despesas do jogo e a desgastar a relva no lado esquerdo do ataque portistas, depois de tanto subir e descer no terreno.

Contudo, a próxima grande oportunidade só iria chegar novamente num livre, desta vez marcado por James Rodriguez. A bola acabou por ressaltar na barreira do Estoril e fez um desvio que traiu Vagner, salvo pelo poste.

Continuava tudo igual, o FC Porto atacava, tinha a posse de bola, mas não encontrava método de marcar. No entanto, Álvaro Pereira, numa das suas investidas que criou a oportunidade para Varela inaugurar o marcador, após cruzamento do uruguaio, decorria o minuto 65 da partida.

Daqui para a frente, nada de novo a registar. Apenas o desalento de Kléber, um remate de Iturbe que pareceu querer dizer que o jovem jogador argentino ainda tem mais para mostrar e uns cartões amarelos a fechar a partida.

2 comentários:

  1. Final: Sporting-FC Porto. Vitoria do SCP!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa crónica, concordo em tudo o que foi escrito, mas acho que O Porto podia ter feito mais neste jogo.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.