quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Análise á jornada - Premier League!

Com 29 golos em 10 jogos e um total de 341922 espectadores, terminou mais uma jornada da Premier League, onde o destaque foi para o jogo grande entre o Tottenham Hotspur e o Manchester United, e para o derby Liverpool - Everton .
Antes de iniciar a analise aos jogos devo dizer aos leitores que sou adepto confesso do Manchester United, mas tentarei ser o mais imparcial possível .
Vamos então aos resumos :

Tottenham Hotspur 0 - 0 Manchester United  (35828 espectadores)
Adivinhava-se jogo grande entre duas das melhores equipas de Inglaterra, uma equipa moralizada e em grande forma recebia o Manchester United, única equipa no campeonato sem derrotas .
Mas o jogo acabou por ser morno com as tuas equipas a encaixarem e a anularem-se mutuamente .
A primeira parte foi marcada pelo maior impeto ofensivo do Tottenham embora as oportunidades tenham sido iguais para os dois lados, com Rooney a falhar por duas vezes no inicio do encontro e Crouch e Van der Vaart a falharem escandalosamente duas boas situações de golo na altura de maior domínio do Tottenham.
O jogo descaiu sempre para as alas, e na segunda parte o United voltou a entrar melhor e Carrick esteve perto de fazer o golo num pontapé de canto cobrado por Giggs, que fez o seu 600º jogo na liga pelos "red devils", a seis de igualar o lendário Sir Bobby Charlton .
Apenas um minuto depois, Rooney após grande jogada individual deu a Gomes provavelmente a melhor defesa do jogo .
O Tottenham queixou-se mais tarde de um lançe em que Vidic agarrou a camisola de Van der Vaart, e os "spurs" pediram penalty, mas o arbitro nada assinalou .
Depois, o United ficou reduzido a 10, num lance em que Rafael que já tinha amarelo cometeu falta sobre Assou-Ekotto, lance mal resolvido na minha opinião, não vi falta para amarelo .
A partir daqui, o United defendeu mais e Van der Vaart teve nos pés a vitória mas chutou por cima num remate em arco após mau alivio de Chicharito .
Num jogo que talvez prometesse mais, o Man Utd levou um ponto de White Hart Line precioso e justo a meu ver .

Homem do jogo : Gomes (Tottenham) - os "spurs" podem agradecer o empate ao seu guardião, um dos melhores da Premier League

West Ham United 0 - 3 Arsenal (32867 espectadores)
O West Ham tem decepcionado, e encontra-se na ultima posição da liga e nesta jornada recebeu o poderoso Arsenal no Boleyn Ground .
Havia uma certa curiosidade para ver os "gunners" após a humilhante derrota frente ao Ipswich Town a meio da semana para a Taça da Liga Inglesa, mas o Arsenal mostrou que continua fortíssimo e a lutar pelo titulo .
Aos 13 minutos, Van Persie concluiu da melhor forma um cruzamento rasteiro de Walcott após simulação de Nasri, uma grande jogada dos "gunners" .Depois disso, Walcott isolado fez um autentico passe para as mãos de Green .
A primeira grande oportunidade para o West Ham veio daquele que eu considero o pior jogador do Arsenal, Djourou, atrasou mal e Cole isolado chutou contra Szcezesny, e na recarga Boa Morte passa por Djourou e entrega a Hines para este estoirar por cima .
Resposta do Arsenal com uma arrancada de Fábregas pelo lado esquerdo do seu ataque, que entrega a Van Persie que serviu Song mas o remate deste a ser bloqueado, uma lição de futebol da turma de Wenger .
Logo de seguida o Arsenal avisa de novo, e van Persie (sempre ele) a rematar ao poste após passe de Fabregas .O jogo so dava Arsenal e desta vez foi Nasri quem atirou por cima, mas de imediato o Arsenal marca, van Persie (surpreendentemente...) a desmarcar-se de forma excelente e a servir Walcott para o 0 - 2 .
O West Ham até reage com um cabeceamento de Cole ao lado, mas o Arsenal mostrou quem mandava quando após grande confusão á entrada da área do West Ham aparece Djourou a fazer tabela com Fabregas e com Song lá pelo meio e a rematar para boa defesa de Green .
De volta ao jogo, a segunda parte foi um pouco mais diferente com o Arsenal a atacar mais mas com menos impeto e mais resposta do West Ham que aos 60 minutos viu Sears a tentar o que seria um chapéu épico ao guardião "gunner" .
O Arsenal não pisava muito no acelerador mas aos 75 minutos é assinalada grande penalidade sobre Walcott , que Van Persie não desperdiçou e fixou o resultado final .
Os "gunners" continuam em perseguição ao primeiro lugar e carimbaram mais uma justíssima vitoria .

Homem do Jogo :
Van Persie (Arsenal) - Palavras para que ? Bisa, dá a marcar, joga e faz jogar, classe mundial !

Manchester City 4 - 3 Wolverhampton Wanderers  (46672 espectadores)
O City sofreu para vencer o Wolves apesar de ter estado a ganhar por 4 - 1 .Dzeko estreou-se a bom nivel pelos "citizens" fazendo dupla com Tevez .
Mas foi o Wolves que entrou a ganhar no jogo, aos 12 minutos naquele que foi o golo mais confuso da jornada, após uma defesa de outro mundo de Hart, Milijas a marcar, destaco que o golo é consumado ao fim de cinco ressaltos a favor do Wolves .
O empate chegou aos 40 minutos através dum pontapé de canto em que Toure facturou com alguma sorte pois a bola entra por entre as pernas do defesa .
A abrir a segunda parte, Tevez fez um golo perfeito ao fintar 3 defesas e encostar par o fundo das redes,  consumando a reviravolta .Pouco depois Yaya Toure faz o 3 - 1 após grande jogada de Dzeko .
E só foi preciso esperar mais 10 minutos para ver novo golo, pois Tevez, após excelente cruzamento de Zabaleta, marcou de cabeça mais um óptimo golo, sem hipóteses para Hennessey . 4 - 1 para o City, mas se acham que o jogo estava resolvido enganam-se !
Logo de imediato, Doyle converte um penalty a favor do Wolves e reduz a diferença no marcador .
E aos 85 minutos um golo polémico a favor do Wolves, as imagens não me esclarecem se terá sido golo, mas foi validado e Zubar meteu os Wolves a pressionar o City para o empate em pleno City Of Manchester Stadium .

Homem do jogo : Tevez (Manchester City)
- Bisou, e é fundamental nesta equipa do City, fazendo golos atrás de golos.

Chelsea 2 - 0 Blackburn (40846 espectadores)
O Chelsea entrou a matar ! Minuto 1, Ramires manda a bola á barra e levanta pela primeira vez o Stamford Bridge .
E resposta do Blackburn, com um remate a obrigar Cech a uma boa defesa . Estavam lançados os dados para um grande jogo .Mas não foi assim, o jogo arrefeceu e so aos 30 minutos é q Bosingwa rematou muito por cima, mas deu dinâmica ao jogo .
De repente, aparece Drogba em frente a Robinson, mas um grande corte do defesa dos Rovers a negar o golo ao Chelsea, embora me pareça haver fora-de-jogo de Drogba .
Resposta dos Rovers, um primeiro remate para defesa apertada de Cech, confusão na área e finalmente a bola é aliviada, o Blackburn a mostrar que estava a tentar ganhar o jogo, é uma das coisas que gosto nesta Premier League, é imprevisivel .
Mais Chelsea, Anelka a falhar por pouco num remate em arco e depois Lampard a não conseguir baixar o cabeçeamento .De seguida, Drogba cruza, e Anelka com um toque subtil envia a bola por cima do guarda-redes mas contra a barra .
Boa primeira parte, o Chelsea a voltar a niveis aceitaveis .
Segunda parte abre com remate de Anelka da direita do seu ataque, um ataque cruzado a passar perto da baliza adversária .Aos 56 minutos, canto a favor do Chelsea, mau corte de Pedersen, sobra a bola para Ivanovic que rematou para o primeiro do Chelsea .
Dez minutos depois, Lampard chuta após um canto e Terry dá um toque de cabeça mas a bola passa a rasar o poste .
O Chelsea muito perto de matar o jogo .E 50 segundos depois, contra-ataque rápido mas Lampard a desperdiçar e a bola termina nas mãos de Robinson .
Aos 75 minutos, mau atraso da defesa do Blackburn (ia jurar que era o Djourou ...) mas Drogba falhou escandalosamente, não estava nos seus dias o costa-marfinense, mas sem tirar mérito á grande defesa de Robinson .
Drogba falhou, Anelka marcou, pontapé de canto resultante da jogada anterior, Ivanovic cabeçeia e Anelka da um ligeiro toque com o calcanhar a confirmar o golo .Até ao fim, apenas destaque para a bomba de Malouda, foi preciso coragem para meter a mão á bola, mas Robinson mostrou-se segurissimo .
Chelsea conquista mais três importantes pontos na perseguição ao bi-campeonato . 

Homem do Jogo : Ivanovic - Marcou, assistiu (Anelka roubou-lhe o golo) e muito seguro a defender

Liverpool 2 - 2 Everton (44795 espectadores)
Derby em Liverpool, os eternos rivais encontram-se, o Liverpool anda a jogar miserávelmente e o Everton ocupa um modesto 12º lugar .
Em perspectiva um bom jogo em Anfield .
E Torres lembrou-se disso, e fez uma jogada de outro mundo passou por um adversario, tirou outro do caminho e de pé esquerdo atirou ao poste, o momento de futebol merecia o golo .
Meireles aos 28 minutos lembrou-se de marcar o seu primeiro golo com a camisola dos "reds" e assim foi, jogado bonita colectiva do Liverpool, cruzamento, cabeceamento de Kuyt, defesa de Howard, recarga de Kuyt, defesa de Howard, e quando Howard pensa que ja estava tudo bem, aparece Meireles a fuzilar o angulo superior esquerdo da baliza, grande golo do Liverpool .
Jogo equilibrado e Distin num canto no inicio da segunda parte a empatar o jogo .
E aos 52 minutos, Beckford a consumar a reviravolta num lance onde só nao falhou o avançado, mas refira-se que o golo nasce quando um jogador do Liverpool é acotevelado enquanto lutava pela bola no ar .
E quando parecia que o Everton ia controlar o jogo, Howard comete um penalty absurdo sobre Maxi Rodriguez, o qual Dirk Kuyt não falhou .
O Liverpool pressionou então para tentar levar os três pontos, mas teve de se contentar com apenas um .

Homem do jogo : Kuyt (Liverpool) - Um golo e uma assistencia, tendo o médio/avançado sido o melhor em campo .
 
Os restantes resultados foram:

Stoke City 2 - 0 Bolton Wanderers
West Bromwich Albion 3 - 2 Blackpool
Wigan Athletic 1 - 1 Fulham
Birmingham City 1 - 1 Aston Villa
Sunderland 1 - 1 Newcastle United

Frase da Semana : " In England games are never finished " - Roberto Mancini

Equipa da semana : Wolves - a perder 4 - 1 não baixaram os braços e discutiram o resultado, o que motivou Mancini a dizer a frase acima citada .Grande atitude duma equipa que está em 19º lugar .

Golo da semana : Carlos Tévez (ver aqui)

Olhando para a classificação e respectivas equipas e planteis, serão Tottenham e Manchester City sérios candidatos ?E Chelsea ainda pode sonhar com o bi ?Ou acha que a luta é apenas entre Manchester United e Arsenal ?

Criptocore

8 comentários:

  1. Acho que o Chelsea ainda pode ganhar o titulo.Só basta Arsenal e Man.united perderem alguns jogos.
    http://infernobenfiquista.blogspot.com/
    Benfica é melhor do que o Chelsea

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, muito movimentada a Premiere League.

    O Manchester City continua me surpreendendo.

    E o jogo do Liverpool e Everton foi muito bom!

    www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Jogo da jornada foi sem duvida o Liverpool-Everton.Emoção até ao fim, como já é costume na Premier League.

    ResponderExcluir
  4. games are never finished.EM PORTUGUÊS SE FAZ FAVOR!

    ResponderExcluir
  5. Caro Rafael,

    "In England Games Are Never Finished" - Em Inglaterra os jogos nunca estão terminados .
    Foi a reacção de Mancini á espectacular recuperação do Wolves .

    Longa Vida Ao Império .

    ResponderExcluir
  6. Caros Leitores,

    Espero que tenham gostado da minha primeira análise á Premier League Inglesa, e estejam á vontade para apontar defeitos e dar sugestões .
    Em resposta aos comentários,
    @Ricardo Oliveira creio ser muito dificil o Chelsea chegar ao bi campeonato pois o seu banco é fraco e ja demonstrou falta de força mental para superar um mau resultado, além de que United e Arsenal são equipas que defendem muito bem, esta ultima que tem sido fustigada por lesões mas mantem um bom ritmo .
    @Kaique Pedaes, o City ta a formar uma boa equipa mas ainda não os vejo como candidatos ao titulo, para mim este ano apenas Arsenal, United e Tottenham estão em condições para isso .
    @CoLiBrL, como adepto do United, vibro mais com os seus jogos mas o derby em Liverpool foi sem dúvida o melhor da jornada .

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boas Tardes
    Tenho um link no meu blog para o teu sitio.
    Se puderes coloca também o meu blog leonino no teu site…
    www.cortinaverde.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Está realmente muito boa.Aviso já os leitores que estas análises vão passar a fazer parte deste blog.

    Por isso, já sabem que quando houver jornada, ela será analisada e dissecada no Império Futebolístico.

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.