sexta-feira, 27 de maio de 2011

Análise : Manchester United


Pode jogar em 4-4-2 Clássico ou em 4-3-3.

Baliza : Van der Sar é o guardião intocavel da baliza do United e, á beira da reforma, quer brilhar e ganhar a Champions no seu ultimo jogo . Faz defesas quase impossiveis, transmite grande segurança e sabe jogar bem com os pés, não sendo raras as vezes em que faz passes que originam ocasiões de perigo .

Defesa : Nemanja Vidic é o patrão na defesa, quase imbatível no jogo aéreo, é um dos melhores centrais do mundo sendo eximio a defender e causando tambem muito perigo em lances de bola parada atacantes . Com ele faz dupla Ferdinand, embora tenha sido fustigado por lesões, é tambem um excelente central e a sua experiência e voz de comando, são algo a ter em conta enquanto Chris Smalling tem vindo a provar o seu valor e tambem espreita uma chance de ser titular num dos jogos mais importantes da época. 
Nas laterais, Evra é uma “máquina” . É imparável, quando arranca ao longo do corredor esquerdo, com ou sem bola, causa sempre grandes desiquilibrios, explosivo, inteligente e lutador, o francês tambem defende bastante bem e é peça-chave no xadrez de Sir Alex Ferguson . No lado direito, há dúvidas em relação a quem joga, O’Shea ou Rafael (ou até mesmo Fábio adaptado como se viu nos ultimos jogos da época). O’Shea é um jogador de maior contenção e menor fulgor atacante, embora possa ser precioso pois é bom no jogo aéreo e Piqué tenta muitas vezes o passe longo para uma das faixas, por outro lado, Rafael é um jogador  diabólico pois é rapidissimo e excelente a atacar, tem crescido a olhos vistos, e a sua aprendizagem defensiva pode valer-lhe um lugar na final . Fábio é semelhante ao irmão, embora dificilmente será o escolhido pois não está muito rotinado com a posição .

Meio Campo : Existem várias escolhas para o centro : a velocidade e criatividade de Anderson; a classe e experiência de Paul Scholes; a força e determinação de Fletcher; a visão de jogo e posicionamento de Carrick, ou a garra e resistência de Park . Todos têm espirito de sacrificio pela equipa, e são bastante polivalentes podendo ocupar qualquer posição do trio (ou dupla) de meio campo . Caso jogue com três no meio campo, os “Red Devils” podem assegurar uma combinação de atributos invejável e temida por qualquer equipa . É bem possivel que sejam três medios em campo para travar o meio campo do Barcelona, se assim for, as minhas apostas iriam para Park (pela sua luta), Carrick (pela consistência) e Scholes (pela motivação de acabar a carreira a ganhar a Champions) .

Extremos : Ryan Giggs, o “jovem” galês de 37 anos é um exemplo para todos os jovens jogadores e mostrou durante a época que está fresco e que poderia muito bem continuar a jogar futebol ao mais alto nivel . As suas arrancadas pelo lado esquerdo ou a flectir para o meio para a entrada de Evra, e o seu profundo conhecimento das movimentações da equipa fazem deste jogador uma das maiores armas deste United, visto que apesar da idade ainda tem lances de génio e consegue passar por qualquer jogador . Do lado direito, de novo, a dúvida – Nani ou Valencia ? Nani dá imprevisibilidade ao ataque e é um perigo constante para a baliza adversária, rubricando frequentemente grandes exibições, assistências e golos . Valencia não ataca tão bem como Nani, é mais um médio ala que tenta ajudar a equipa a atacar mas tambem a defender . Seja qual for o escolhido, ambos são óptimos jogadores, embora eu preferiria ver Nani em campo .

Ataque : Wayne Rooney, Chicharito, Dimitar Berbatov, Michael Owen . Apenas me lembro de uma palavra para descrever estas opções : luxo !
Rooney é um jogador que dispensa apresentações ! É impensável não ser titular, pela sua classe e magia, a qualquer momento pode decidir um jogo .Chicharito, o primeiro mexicano a vestir a camisola do Man Utd, em época de estreia no futebol europeu, foi uma das revelações a nível mundial e é considerado já um dos melhores avançados do mundo enquanto que Berbatov, o melhor marcador da equipa, deixou de ser primeira escolha devido á excelente forma de Chicharito, mas ainda assim é sempre opção para titular . A sua imprevisibilidade e técnica compensam, de certa forma, a sua falta de empenho .
Owen é um jogador experiente e apesar de não ser 1ª ou 2ª escolha, é um jogador que dá garantia e deixa tudo em campo . E ele disse que queria marcar um golo decisivo esta época …Com estas opções, a escolha fica difícil, se jogar com um ou com dois avançados, e a dúvida ficará até á hora do jogo…

Assim, a minha aposta seria : Van Der Sar, Rafael, Smalling, Vidic, Evra, Nani, Fletcher, Carrick, Giggs, Chicharito e Rooney, num 4-4-2 clássico em que Carrick e Fletcher ficariam mais em contenção com o escocês um pouco mais adiantado em relação a Carrick .

Qual a vossa opinião? Qual o esquema utilizado por Fergunson? Onze titular ? Irá o United vingar a ultima final e voltar ao trono da Europa ?

Criptocore

10 comentários:

  1. Duas grandes equipas! Espera-se uma grande final! Duas equipas que gosto muito, mas torço pelo Barcelona.

    ResponderExcluir
  2. Ponto 1: O Giggs neste final de temporada tem actuado como organizador de jogo pela zona central;

    Ponto 2: O United deverá apostar num 4411, com Giggs e Carrick na zona central, Park a fechar pela esquerda (Dani Alves sobe bastante) e provavelmente o Nani do lado direito. Na minha óptica, seria uma má opção tentar condicionar a posse do Barça sem que depois se tenham jogadores capazes de desequilibrar. O Rooney jogará mais recuado em relação ao Chicharito, de modo a explorar o espaço entre linhas.

    O meu 11: Van der Sar, O'Shea, Vidic, Smalling, Evra; Carrick, Giggs, Nani e Park; Rooney e Chicharito.

    ResponderExcluir
  3. Será um jogo de tirar o fôlego!

    Abraço

    Confira o novo layout do Sangue Azul!

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aí está o 'Império' ao ataque.

    Grande análise amigo João Pereira,

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não sei qual foi a vossa de copiarem o nosso post! Estamos muito desiludidos com vocês!

    ResponderExcluir
  6. Caro Noticias de Bancada, eu não sei é qual a sua ideia em vir dizer isto quando os posts não estão nada iguais.Simplesmente falam do mesmo assunto e caso não saiba, nós custamos fazer estas análises á bastante tempo, basta ver o marcar "relatório de Observação".

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adoro este blogue!

    Podes adicionar o meu aos teus links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caro Noticias de Bancada,
    eu fui o criador da analise ao Manchester United, portanto se há algo a dizer, digam a mim .
    Tenho testemunhas que me viram a fazer essa mesma analise em papel, portanto, lamento diziar que está a caluniar contra mim e o Império Futebolistico, blog com o qual eu colaboro .
    O IF não existe há um ano, e o copyright da analise está lá, "CriptoCore", caso nao viu, visse .
    O facto de fazerem um post a dizer que supostamente foram copiados, mostra a vossa pequenez .
    Cado continue com essas afirmações de que foi copiado, terei de ser obrigado a acusa-lo de calunia .

    Cumprimentos,
    CriptoCore

    ResponderExcluir
  9. E digo mais, comparem os dois posts, e reparem que enquanto o blog que se diz copiado faz uma analise a 11 jogadores, enquanto eu faço por sector ...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Criptocore, por ter revelado a verdade.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.