sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FC Porto impressiona mas Barcelona vençe a Supertaça!


O Barcelona confirmou o favoritismo e bateu o FC Porto(2-0), conquistando assim a Supertaça Europeia. Num jogo onde o melhor jogador do mundo desequilibrou, a turma de Vitor Pereira bateu-se bem com a melhor equipa da história e poderia mesmo ter empatado o encontro mas Valdés soube agir quando necessário.

O FC Porto entrou no encontro decidido a incomodar a equipa catalã, pressionando muito alto no terreno, o que fez com que os espanhóis errassem por diversas vezes na saída de bola, falhando vários passes e tendo de meter a bola algumas vezes para fora devido á forte presença de jogadores azuis-e-brancos. Num destes lances, Moutinho rematou forte para Valdés brilhar com uma grande intervenção.
Apesar de o Barcelona ter equilibrado a partida, o equilíbrio foi a nota dominante no resto da primeira parte disputada.Pelo menos até Guarin, fazendo relembrar os tempos de Jesualdo, fez um passe que isolou...Messi, que não teve problemas em "dar um nó" a Hélton e fazer o primeiro da partida.

Na segunda parte, Vitor Pereira deu ordens expressas a Moutinho e Guarin para pisarem zonas mais avançadas e tal alteração ia quase dando resultado pois o internacional colombiano disparou uma bomba de longe que levava selo de golo mas Valdés, mais uma vez, fez uma defesa estrondosa.
A equipa portista tinha que ir atrás do prejuízo e com isso abria mais espaços na defesa, que os catalães aproveitavam para por em sentido Hélton. Numa altura em que as "pernas" começavam a pesar, Rolando vê o cartão vermelho por parar Messi quando este seguia para a baliza e o recém-entrado Fabregas só veio confirmar o esperado, ao marcar o segundo golo após grande assistência de Leo Messi. Destaque ainda para o cartão vermelho directo visto por Guarin(este sofreu uma grande penalidade aos 79' e não foi assinalada) depois de uma entrada durrisima...

Destaques 
FC Porto - Admito que estava um pouco receoso quanto ao jogo, sobretudo pelas exibições e pela insegurança mostradas perante equipas do nível do Gil Vicente. Contudo, Vitor Pereira montou bem a equipa e mostra quem é um "expert" a nivel táctico e na organização defensiva, pois foi notório que aquela armadilha do fora-de-jogo tem o seu dedo e muito trabalho nos treinos. A nível ofensivo, a equipa do norte foi algo pobre mas a verdade é que falta um avançado para colmatar Falcão e James Rodriguez ainda não tem o ritmo certo, para alem da má forma de Varela e Cebola e de o plantel ter ainda várias indefinições. Este jogo confirmou e reforçou as minhas expectativas : os portistas são o candidato principal ao titulo.

Messi - Enfim, é o melhor jogador do mundo e hoje foi verdadeiramente decisivo, com um golo na melhor altura para os catalães e com o passe magistral para Fabregas fechar o marcador. Para além disso, ainda fez várias arrancadas que levaram perigo para a baliza portista, entre as quais uma provocou a expulsão de Rolando.

Guarin - Foi ele que desmoronou a estratégia portista com aquele passe "brilhante" que Messi se tratou de concretizar. Um pouco a lembrar o Guarin dos tempos de Jesualdo, embora antes desse lance, tenha estado bem no meio-campo portista

Victor Valdés - O guardião espanhol teve várias intervenções importantes que não permitiram aos dragões festejar o golo do empate, mas ao mesmo tempo revelou algumas inseguranças nas saídas e dificuldades quando foi pressionado.

Defesa portista - 5 estrelas ao desempenho do quarteto defensivo portista. Otamendi, Rolando, Fucile e Sapunaru(este não tanto como os outros) estiveram muitíssimo bem no fora de jogo e foram grandes ajudas para Hélton, numa altura em que se duvidava deles por causa das suas últimas exibições...

Barcelona - Enfim, a máquina catalã soma e segue. Mais um titulo para Guardiola, que a continuar neste caminho, não demorará muito tempo a passar Mourinho...

Penaltis por assinalar - A arbitragem até foi boa, pena os dois penaltis que ficaram por assinalar a favor dos portistas. Se fosse um certo clube, amanha seria manchete em todos os diários desportivos...

3 comentários:

  1. foi um jogo fraquinho, se o barça tivesse jogado no seu melhor o resultado teria-se dilatado muito mais. este porto sem o falcao nao é a mesma coisa em termos atacantes ...

    ResponderExcluir
  2. Se o Barça tivesse jogado no seu melhor??? looooooooool sem comentarios possiveis... quando na melhor equipa de sempre só faltou um central (!) palavras para quê?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentarem.

    O FC Porto perdeu, é certo, mas deixou uma boa impressão, tal como Vitor Pereira, que ficou certamente com a reputação em alta junto dos adeptos portistas.

    Ontem, só houve uma diferença entre a melhor equipa da história e o campeão nacional. Essa diferença foi ... Messi

    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.