sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Desafio aos leitores : As escolhas


Como prometido, aqui está o post com os resultados e com as minhas próprias escolhas em relação ao desafio que vos coloquei ontem. Antes de mais, queria agradecer a todos o facto de terem aderido e participado nesta iniciativa que, apesar de ter um prazo curto, conseguiu ter uma adesão muito satisfatória e por isso, o nosso muito obrigado a vocês, que fazem com que o nosso trabalho seja valorizado e que este 1 ano de existência não seja em vão.

Agora passando ao que interessa...


O grande vencedor do nosso mini-concurso foi o leitor Miguel Pepe, que realizou a equipa acima demonstrada e até teve a amabilidade de deixar uma imagem com a sua táctica e as suas escolhas, o que nos ajudou na elaboração deste post e, fica aqui desde já, o nosso agradecimento. Houve várias equipas bem formadas, com boas escolhas e com muita qualidade, o que me dificultou desde logo o trabalho mas optei por optar por esta como a vencedora por causa das suas escolhas(concordo na maior parte) e por ser uma equipa jovem, ambiciosa e sobretudo, cheia de talento.

Agora em relação ás escolhas, abordarei as do vencedor e exporei as minhas de seguida :

GR : Diego (V. Setúbal) / Minha escolha : Diego (V. Setúbal) - Admito que aqui pensei seriamente na hipótese Peiser mas optei pelo guardião setubalense, havendo portanto um consenso com o vencedor do concurso. Diego é, desde os tempos do Leixões, um dos bons valores da nossa liga e um jogador de quem o treinador pode esperar sempre o máximo rendimento. Já não merece um clube maior?

DD : João Gonçalves(Olhanense) / Minha escolha : Cédric(Académica) - João Gonçalves figura na equipa vencedora e merece bem isso pois tem muita qualidade  e já merecia era estar no plantel do Sporting. Em contornos normais, era também a minha escolha mas admito aqui que sou um grande fã de Cédric e apesar de não ter ainda jogado muito, já se reparou que a Académica com Cédric é muito mais equipa e ganha mais acutilância ofensiva do que se jogar João Dias. O campeonato do mundo que realizou pelos sub-20 só ajudou a reforçar a minha tese : em 2 anos, o jovem será dono e senhor da lateral direita do Sporting!

DC : Felipe Lopes(Nacional) e Abdoulaye(Académica) / Minhas escolhas : Felipe Lopes(Nacional) e Roberge(Marítimo) - O central brasileiro do Nacional tinha obrigatoriamente que estar nesta equipa pois é sem sombra de dúvidas o melhor central a actuar fora dos grandes e, aos 24 anos, é um valor seguro, cheio de qualidade e que no final deste ano deverá dar o salto para uma equipa superior. A grande questão era : quem forma dupla com Felipe Lopes? A resposta não era fácil pois há centrais de qualidade no nosso campeonato(Cláudio, Cohene, Berger, Abdoulaye etc.) mas Roberge pareceu-me a escolha mais lógica pois lidera a defesa do Marítimo e demonstra uma força física e um poder de liderança fora do comum, o que fazem dele um central que pode ter aspirações maiores...

DE : Schaffer(U. Leiria) / Minha escolha : Maykon (U. Leiria) - Curiosamente, a minha escolha e a do vencedor partilham os balneários, ou seja, actuam na mesma equipa e por vezes será normal vê-los aos dois no onze inicial, uma vez que são ambos polivalentes e podem fazer toda a ala esquerda. Contudo, penso que Maykon é hoje em dia um jogador muito mais completo que Schaffer e não foi por acaso que esteve para ingressar no Getafe mas devido a problemas de última hora, acabou por permanecer em Portugal. O argentino é melhor que prove alguma coisa esta época se não terá guia de marcha para a Argentina...

MDC : Luis Alberto(Nacional) / Minha escolha : Luis Alberto(Nacional) - O brasileiro que comanda o miolo dos insulares também tem presença obrigatória neste onze, uma vez que é sem dúvida o melhor médio defensivo a actuar fora dos grandes.Com uma presença bastante forte e grande inteligência para cortar linhas de passe, Luis Alberto tem ainda uma técnica evoluída que lhe permite sair a jogar, sendo portanto um dos médios mais completos do panorama nacional.

MC : Adrien(Académica) / Minha escolha : Adrien(Académica) - Mais uma vez, concordo com a opção e não me parece discutível pois o potencial, a qualidade e o talento de Adrien estão á vista de todos. O atleta formado no Sporting apresenta uma capacidade táctica e uma capacidade para fazer a redondinha girar a dois/três toques no máximo e, se depois desta época, não ficar a Alvalade, deve pedir para sair pois é um crime se não se aproveitar o seu potencial...

EE : Hugo Vieira(Gil Vicente) / Minha escolha : Diogo Valente(Académica) - O português do Gil Vicente é dos jogadores que aconselho a seguir pois tenho a certeza que não demorará muito até se mudar para uma equipa que se adeqúe mais ao seu potencial. No entanto, o extremo português da Briosa é sem dúvida um jogador mais completo, mais experiente e com um pé esquerdo fora do comum, argumentos estes que utilizo para justificar a sua escolha.

ED : Ludovic(Feirense) / Minha escolha : Mihelic(Nacional) - Aqui não há muita diferença entre a mim opinião e a do leitor que venceu este mini-concurso pois ambos os jogadores são de grande qualidade e estão a começar a aparecer em grande nas respectivas equipas. Optei por Mihelic por já seguir a carreira deste desde os tempos que o "conheci" no famoso jogo Football Manager(onde costuma ser dos melhores jogadores) e quando o vi ao vivo, não me desiludiu pois a qualidade e técnica estão lá e agora é continuar a trabalhar para evoluir ainda mais.

PL : Baba(Marítimo) e Éder(Académica) / Minhas escolhas : Baba(Marítimo) e Éder(Académica) - Dois africanos de origem, dois diamantes em bruto da nossa liga! Baba é um jóia senegalesa  que despontou no Marítimo e que esta época, com a saída de Kléber e Djalma, tem marcado e carregado a equipa as costas, ou seja, não é por acaso que já foi dado como quase certo no Celtic e no Marselha.. Já Éder é o avançado da liga que juntamente com Kléber, possui as características mais interessantes por explorar pois é goleador, alto, rápido e tem sido o principal destaque da equipa de Pedro Emanuel, o que me deixa antever que irá haver muita luta pela sua contratação esta época...

Nomes como Peiser, Wilson Eduardo, Cohene, Rafael Miranda, Fernando Alexandre, Danilo Cintra, Michel, João Silva etc. podiam perfeitamente caber nesta equipa mas estas são as minhas escolhas...

O que o leitor achou deste mini-concurso? Devíamos repetir mais vezes no Império? E a equipa vencedora, qual a sua opinião sobre ela? Porque posição na liga Zon sagres lutaria esta equipa? O que acha das minhas escolhas? Que jogadores referidos podem dar o salto para os denominados grandes?


4 comentários:

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.