sábado, 17 de dezembro de 2011

Porto acaba o ano a sorrir



FC Porto 2 - 0 Marítimo (Cristian Rodriguez - 79'; Otamendi - 82')

Num jogo com sentido único, a muralha defensiva do Marítimo só quebrou ao cair do pano. O primeiro golo veio do "Cebola", numa semana díficil em que foi noticiada uma discussão com o treinador Vitor Pereira.

Sem alterações no onze, o FC Porto exerceu desde logo um domínio ofensivo perante um Marítimo que tem andado perdido desde o derby madeirense contra o Nacional. Várias oportunidades com lances rápidos e um primeiro lance de grande perigo aos 11 minutos pelo argentino Belluschi, para defesa de Peçanha, faziam prever uma noite de muito trabalho para o guarda-redes brasileiro.

O Marítimo tardava em organizar-se para desespero de Pedro Martins que se mostrava descontente com o que via, já o FC Porto limitava-se a aproveitar para aumentar o número de remates. Aos 33 minutos, desatenção de Peçanha a entregar a bola novamente ao argentino Belluschi que quis fazer o bonito e ultrapassar o guarda-redes, mas sem sucesso.

Ainda na primeira parte e à semelhança dos jogos anteriores com o Nacional e com o Benfica, o Marítimo ficou reduzido a dez elementos. Roberge conseguiu levar dois amarelos no mesmo minuto e seguiu diretamente para o balneário para não voltar mais. Na segunda parte a equipa da Madeira teria que defender ainda mais.

Ciente disso estava o técnico portista que abdicou de James Rodriguez para colocar o ponta-de-lança Kléber no início da segunda parte. Belluschi ainda voltou a tentar a sorte por duas vezes, primeiro aos 46 e depois aos 55, novamente com Peçanha a tapar o caminho da baliza. Pelo meio uma oportunidade isolada da história do jogo, com Babá a rematar para a bancada.

Passava o tempo e continuava a grande exibição do guarda-redes do Marítimo, que negava mais um golo aos "dragões", desta vez por Kléber, de cabeça. No minuto seguinte uma grande oportunidade para Danilo Dias que fez tudo sozinho e rematou à barra. A equipa portista não ganhou para o susto.

Corria o minuto 79, quando Cristian Rodriguez, já em campo, inaugurou o marcador numa jogada de insistência, com os adeptos a perdoarem o uruguaio. Com o golo, o adversário acabou por desanimar e aos 82 minutos, Nicolas Otamendi dividiu o lance com Biguel, numa bola que foi parar à baliza. Estava garantido um Natal feliz para a família portista que, em Janeiro, enfrenta o Sporting de Domingos Paciência.

3 comentários:

  1. O segundo golo foi um auto-golo do Briguel provocado pelo Otamendi. Não foi golo do Otamendi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O jogo merecia um empate pela forma como o Maritimo defendeu com -1, e com a grande exibição de Peçanha.

    ResponderExcluir
  3. O Porto começa a jogar bem e isso começa a assustar os adversários. Um grande jogo do meio cmapo portista e outro muito bom da defesa madeirense. No entanto é inadmissivel que um 5º classificado dum campeonato minimamente competitivo, faça apenas o seu 1º remate aos 42m...

    Um penalty por assinalar e muitas faltas e foras de jogo inventados, o que não impediu os 3 pontos.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.