segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sporting começa o ano com um empate a 1 bola...

Rio Ave 1-1 Sporting
(João Tomás 15´ e Onyewu 88´)

Numa noite fria na Vila do Conde, Rio Ave e Sporting defrontaram-se num jogo marcado mais uma vez pela falta de eficácia sportinguista e pela capacidade deficiente de dar a volta ao jogo.

A toada com que se iniciou o jogo seria a que permaneceria durante todo o jogo: Sporting com posse de bola e Rio Ave a apostar sempre no contra-ataque. Foi ao minuto 15 que André Santos comete uma falta sobre Jorginho perto da sua área, o consequente livre a ser marcado pelo mesmo homem que sofreu a infracção. Dai surgiria o golo da equipa da casa quando Marcelo Boeck ao afastar a bola a punho da sua baliza dá o golo numa bandeja a João Tomás, que marcou talvez o golo mais fácil da sua carreira. Já a tentar reagir, o Sporting cria uma situação onde Capel pela esquerda cruza para a a área adversária e Elias faz aquilo que parecia difícil e falha por completo o ataque a bola, fazendo com que esta fosse por cima da barra e se perdesse uma opurtonidade flagrante de golo. Até ao intervalo, de destacar uma opurtonidade de João Tomás que isolado frente a Marcelo tenta o chapéu mas a bola sai por cima. Na minha óptica, resultado justo ao intervalo.

A segunda parte seria quase por completo de domínio sportinguista, com o Rio Ave apenas a aparecer no ultimo minuto de jogo. Mas já lá vamos. Como já tinha referido deixou de haver um Rio Ave ofensivo para haver um Rio Ave defensivo e cauteloso. A cautela não foi muita quando ao minuto 62 o jovem André Dias erra e passa a bola para Capel, que numa situação favorável de 2 para 1 favorável ao Sporting, vê Paulo Santos salvar o Rio Ave e mandar a bola para canto. Já tinha entrado Matias Fernandez para o lugar de André Santos e na jogada a seguir á acima relatada entra o "Czar" Izmailov, depois de uma paragem por lesão de 4 meses. O Sporting ia atacando, mas sempre sem grande efeito prático. Mas, e usando agora um ditado popular, "agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura", que o diga Onyewu, já que foi ele que fez o empate a cruzamento de João Pereira. O Americano dá numa de ponta-de-lança (talvez para compensar outro jogo horrível de Wolfswinkel) e faz facilmente o 1-1. Tudo parecia resolvido, mas o Rio Ave desperta e no ultimo minuto quem ia ganhando era mesmo o Rio Ave! Marcelo Boeck é que não o permitiu, pois fez duas defesas gigantescas a um remate e a uma recarga de Yazalde. Acabava assim o jogo, com o Sporting a respirar de alivio pelo que aconteceu no ultimo minuto. Resultado justo na Vila do Conde.

Destaques:

Paulo Santos - Defendeu muito bem hoje, tirou 2 golos certos ao Sporting. Boa exibição.

Marcelo Boeck - Também ele esteve muito bem, sobretudo no ultimo minuto de jogo. Duas defesas monumentais de seguida.

Wolfswinkel - Não é nem de perto nem de longe o que foi no inicio da época. Os adeptos leoninos rezam para que seja temporário...

Izmailov - Está de volta. O Futebol agradece.

João Tomás - Estou indeciso entre dar-lhe um destaque positivo ou negativo. Sim, marcou o golo do Rio Ave, mas não se viu mais em todo o jogo...

3 comentários:

  1. Gostei de Ismalov, sem dúvida o grande reforço de Inverno, mostrou garra e vontade de voltar em grande. Quanto ao resto estamos na luta embora o jogo não tenha corrido da melhor forma. Mostramos ser capazes de sofrer e dar a volta as adversidades quando a passarada do galinheiro já fazia contas..

    ResponderExcluir
  2. A exibição do Sporting pode não ter sido boa, mas não vamos criticar a equipa só por um empate. Em relação ao Wolfswinkel isto é apenas uma questão de tempo até o "Novo Van Nistelrooy" encontrar o caminho do golo. Por fim deixo uma pergunta um pouco interessante: Para que serve a Taça da Liga?

    Abraços e continuação do bom sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Sporting teve muito mal!

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.