sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Antevisão: Taça de Portugal


Começa amanhã a 2ª prova mais importante do panorama nacional, a Taça de Portugal onde todos os jogos são como uma festa(não fossem os portugueses utilizarem regularmente a expressão "festa da taça") e acima de tudo são imprevisíveis, isto apesar de haver em prova equipas de divisões muito inferiores.

Acontecem sempre surpresas todos os anos esta prova.Por exemplo, quem não se lembra da célebre eliminação do F.C. Porto frente ao Atlético(0-1) em pleno Estádio do Dragão ou mesmo a eliminação do Benfica contra o Varzim(2-1) com golos de Simão para o Benfica e de Mendonça e Nélson(AG) para o Varzim.A época passada a equipa sensação da prova foi os Aliados de Lordelo, eliminando o Marítimo mas acabando por cair aos pés da Académica.
Mas a Taça é isto mesmo: as equipas inferiores agigantam-se perante adversários teoricamente mais fortes e acabam, a nível colectivo e mesmo individual, a fazer coisas que se pensavam "impensáveis" antes.Isto também depende dos chamados factores motivacionais, ou seja, depende da motivação que o treinador conseguir incutir na equipa.

Nesta eliminatória, Porto e Benfica jogam em casa e têm adversários acessíveis(Limianos e Arouca respectivamente) mas na Taça todo o cuidado é pouco.Ainda assim, Jorge Jesus e André Vilas-Boas vão aproveitar para gerir o plantel, dado o ciclo desgastante que se avizinha e também porque há oportunidades que têm de ser dadas a jogadores como James Rodriguez, Sereno e Fábio Faria que precisam de mostrar o porquê do clube ter levado á sua contratação.
O Sporting é que têm uma tarefa mais complicada que os seus rivais uma vez que vai visitar o Estoril, actualmente na Liga Orangina.Os homens do Estoril querem aproveitar o momento menos bom dos leões para tentarem causar surpresa enquanto que os homens de Alvalade querem que o jogo da Taça seja o mote para uma época em grande.

Calendário dos jogos dos "Grandes" a contar para a Taça de Portugal:

Sábado, 16/10/2010
Estoril-Sporting(17:00 Sport TV)
Porto-Limianos(19:00 Sport TV)
Benfica-Arouca(21:00 Sport TV)

Será que algum dos "Grandes" vai tombar nesta fase ainda inicial da prova?Quem ganhará a edição deste ano da taça de Portugal?

Um comentário:

  1. Estoril-1-2-Sporting
    Porto-0-1-Limianos(vai ser a surpresa)
    Benfica-15-0-Arouca

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.