quarta-feira, 27 de julho de 2011

Relatório de Observação - Trabzonspor


Na fase final da pré-época, as equipas começam já a definir onzes bases e quais os jogadores que ficam e os que saem para ganhar estaleca ou porque simplesmente não têm qualidade para ali estar.Contudo, há também equipas que irão jogar as eliminatórias de acesso á Liga dos Campeões.É este o caso do Benfica, que defronta hoje os turcos do Trabzonspor, ás 19:45.
A equipa turca tem vindo a ter um crescimento acentuado no panorama nacional e internacional, sendo que hoje em dia está quase no mesmo patamar que Besiktas, Fenerbache ou Galatasaray e a prova disso foi mesmo o 2º lugar alcançado na última edição do campeonato turco, para surpresa de alguns.É um conjunto que vale pelo seu todo e que dentro dele sobressaem vários talentos individuais que "embelezam" o futebol desta equipa turca(falo de principalmente Gustavo Colman, "el colmandante").
Resumindo, penso que os turcos são uma equipa acessível ao Benfica mas que o clube da luz deve aproveitar para resolver a eliminatória em casa porque no caso de um empate, será complicado conseguir um bom resultado na Turquia, onde um ambiente informal espera as "águias".

Mais informações sobre o Trabzonspor : (aqui), (aqui), (aqui), (aqui), (aqui)

Lista de convocados do Trabzonspor :
Guarda-redes: Bora Sevim, Tolga Zengin e Zeki Ayvaz;
Defesas: Mustafa Yumlu, Remzi Giray Kaçar, Celutska, Glowacki, Ferhat Öztorun e Piotr Brozek;
Médios: Aykut Akgün, Adrian Mierzejewski, S.Balci, Colman, Zokora, Alanzinho, Baris Atas, E. Baytar;
Avançados: Pawel Brozek, Burak Yilmaz, Halil Antintop e Paulo Henrique.

Onze provável(4x4x2) : Zengin; Serkan, Giray, Glowacki e Celutska; Colman, Zokora, Alanzinho e Mierzejewski; Paulo Henrique e Burak Yilmaz

- É um onze maioritariamente constituído por turcos(que acrescentam grande capacidade física á equipa),  por polacos(que conseguem acrescentar um pouco de velocidade) e por brasileiros(que acrescentam um pouco de "fantasia" ao futebol praticado pelo Trabzonspor).No entanto e tal como as equipas turcas, a qualidade técnica é ultrapassada pelo garra que colocam em campo em cada lance.

- A equipa perdeu alguns jogadores de qualidade como os avançados Jaja Coelho e Bulut mas também teve particularmente bem no mercado, colmatando essas saídas com as entradas de Halil Altintop e Paulo Henrique.

- O melhor jogador deste conjunto é,sem dúvida, Colman.O médio argentino de 26 anos é o patrão desta equipa e todo o jogo da mesma passa por ele devido á sua tremenda qualidade de passe e visão de jogo, e  certamente irá dar que fazer a Javi Garcia e companhia.

- Muita atenção a Paulo Henrique, jogador que esta pré-época tem estado em evidência no conjunto turco e que promete ser peça-chave nesta época no Trabzonspor.Após 22 golos no campeonato belga, o móvel avançado terá que ser bem vigiado para não haver dissabores no Estádio da Luz.Também Alanzinho, esquerdino brasileiro com uma grande qualidade técnica e capacidade de drible, terá que andar sempre com alguém em cima dele, pois pode desequilibrar a partida com os seus "fogachos" de artista.

- Muita atenção ás bolas paradas por parte dos turcos pois a elevada estatura dos seus jogadores permite-lhes ser das equipas mais perigosas nesta aspecto.No entanto, um ponto a explorar por parte do Benfica pode ser o jogo entre-linhas de Saviola, que acredito que porá a cabeça em água aos opositores turcos.

- Duvido muito que a equipa turca assuma o jogo e deve optar por uma estrutura mais de contra-ataque, de modo a tentar levar a resolução da eliminatória para o seu estádio.Cabe ao Benfica assumir as despesas da partida e vencer(se possível) por uma diferença de 2 bolas de modo a não haver "surpresas" na segunda mão.


Prognósticos e onzes titulares para o jogo de hoje? Qual será o esquema apresentado pelo Benfica? Conseguirá os comandados de Jesus resolver já a eliminatória na primeira mão ou tudo se decidirá na Turquia?

3 comentários:

  1. Boas, Miguel,

    Antes de mais, desculpa-me o off-topic ( e a insitência):

    Se puderem troquem ali o link do Sporting Visto Por Nós, na barra lateral... Agora estamos em http://svpn.blogspot.com

    Obrigado!
    Cumprimentos,
    Mauro Silva

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.