segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A recordar... #3 - Uma nação abatida


O próximo jogo que trago para partilhar com os nossos estimados leitores foi mais que um jogo, foram 90 minutos em que Portugal parou e no final...chorou! Já devem ter percebido de que estou a falar, não é?

Corriam os belos tempos de 2004, ano em que foi realizado o Euro aqui em Portugal. Dezenas de estádios remodelados/construídos e, com um evento desta dimensão, muitos estrangeiros vieram para o nosso país apoiar as respectivas selecções, pelo que era bonito era a grande confraternização nas principais cidades portugueses entre portugueses, ingleses, suecos, italianos etc.
Agora falando em termos futebolísticos, tínhamos uma das melhores selecções do mundo pois contávamos com jogadores como Pauleta, Figo, Rui Costa, Deco e Ronaldo nas fileiras, o que a juntar ao facto de o resto da equipa ser praticamente a espinha dorsal do FC Porto campeão europeu de Mourinho, era meio caminho andado para o sucesso.
E assim foi, com Portugal a ganhar facilmente o Grupo A, onde estava integrado juntamente com Espanha, Grécia e Rússia(começando da pior maneira ao perdermos com a Grécia, mas compensando depois ao vencer os russos com golos de Maniche e Rui Costa e ao ver Nuno Gomes marcar um golaço que selou a eliminação dos espanhóis e ao mesmo tempo, a qualificação de Portugal para a fase seguinte).Seguiu-se a Inglaterra no quartos-de-final, num dos jogos mais memoráveis que me lembro de ver(onde estivemos a perder quase ate final do jogo mas depois conseguimos empatar e o jogo acabou nos penaltis, onde Ricardo brilhou intensamente) e depois a Holanda(onde despontava Robben na altura), onde conseguimos carimbar a passagem para a final com um golo fantástico de Maniche!

Chegava o dia da final, Portugal estava em êxtase! Depois da caminhada triunfal até ali, os portugueses não queriam pensar noutra coisa que não a vitória e finalmente o erguer de um troféu pela nossa selecção.O adversário era a modesta Grécia, que estava a ser a grande surpresa da competição e que tinha deixado grandes equipa pelo caminho, e que inclusive nos tinha infligido a nossa única derrota na competição, ou seja, oportunidade perfeita para uma vingança.
Contudo, não foi isso que aconteceu... Com o país parado durante 90 minutos, a selecção das "quinas" entrou pressionante, dominante e com vontade de dar uma alegria a Portugal inteiro mas os gregos mostraram a sua valia, mantendo uma organização e uma eficácia defensiva que Figo, Deco e companhia tiveram muitas dificuldades em destruir. Chegou o intervalo e toda a gente sabia que Scolari tinha que motivar as "tropas" para uma segunda parte de grande nível mas o inesperado aconteceu.Corriam os 57 minutos, um pontapé de canto para os gregos batido por Zagorakis, bola para a área, má saída de Ricardo e... golo da Grécia! Charisteas gelava não só o estádio da Luz mas uma nação inteira, que chorava de tristeza. Até final e já com Rui Costa em campo, Portugal não conseguiu fazer o tão desejado empate uma vez que os gregos se fecharam como um baralho de cartas e fizeram assim história, vencendo o seu primeiro troféu como selecção, quando á partida era apontada como candidata a ficar pela fase de grupos...


O que acha desta escolha? Que memória tem ainda desse jogo dramático para a nossa selecção? Esperava que Portugal conseguisse ganhar finalmente aquela final? Se com uma selecção daquele nível e com Figos, Decos e Rui Costas, não ganhamos um único troféu, quando ganharemos finalmente uma competição de selecções, uma vez que o futuro da selecção não se adivinha famoso? Escolhas para a próxima memória?

4 comentários:

  1. Já sigo o seu blog à bastante , e gostava de dizer que esta na minha barra de favoritos :)

    Espero que adicione o mesmoo !

    Obrigado,
    Tiago Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Foi pena aquela final ...

    Visite www.wondertalentsscout.blogspot.com e descubra mais sobre Oscar , o carrasco de Portugal na final do Campeonato do Mundo de sub-20 . Torne-se tambem seguidor e vote na nossa sondagem .

    Obrigado,
    Tiago Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Achei mais emocionante o GRANDE JOGO com a Inglaterra. Isso sim é um JOGO!!!

    Abraços e continuaçao de bom sucesso

    ResponderExcluir
  4. Bem belos tempos, mas nesse tempo a Grécia jogava melhor do que Portugal.

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.