domingo, 22 de janeiro de 2012

F.C. Porto vence V. Guimarães no Dragão


F.C. Porto 3 - 1 V. Guimarães

Rolando - 19'
João Moutinho - 47'
Faouzi - 60'
James Rodriguez (g.p.) - 77'

O Porto provou que a segunda volta está prestes a aquecer com uma vitória bem conseguida sobre o V. Guimarães. Pode dizer-se que o resultado acaba por ser justo, fica, no entanto, a dúvida sobre a grande penalidade que dá origem ao golo de James. Mas vamos ao jogo.

Vítor Pereira apostou num novo tridente ofensivo, com James, Kléber e um Varela renascido das cinzas, a aproveitar a ausência de Hulk, Djalma e Cristian Rodriguez. Um dado positivo tanto para a nossa liga como para as contas de Paulo Bento para o Euro 2012.

O jogo começou dividido, com as duas equipas pouco inibidas no ataque. Lances rápidos, boas jogadas e perigo a rondar a baliza do clube visitado. Algo que iria mudar aos 20 minutos de jogo.

O golo é de Rolando, com arte de finalizador (para Kléber ver), mas o passe é de James e não seria errado dizer que vale meio golo. O jovem colombiano sabe jogar e fazer jogar, então quando ocupa posições centrais, nascem jogadas interessantes para quem aprecia a modalidade.

Contudo, o Vitória não se rendeu e continuou a arriscar. Dez minutos depois, Paulo Sérgio teve uma oportunidade flagrante para empatar, mas não foi capaz de o fazer. Pouco depois ia ser o defesa João Paulo a falhar.

Para a segunda parte, o FC Porto entrou a pressionar e conseguiu um golo, logo no primeiro minuto. Bom trabalho de Kléber a deixar a bola nos pés de João Moutinho, que não desperdiçou frente a Nilson. O golo animou o Dragão e os portistas continuaram a atacar, num momento de sufoco dos vimaranenses.

Pouco a pouco, o Vitória conseguiu suster os ataques do adversário e assustou os adeptos da casa, quando aos 60 minutos, Toscano marcou um livre à entrada da área. Remate forte, Helton a defender para a frente e Faouzi (tinha substituído Paulo Sérgio), na recarga, a meter a bola na baliza dos «dragões».

O jogo ficava aberto e podia dar para os dois lados. Sete minutos depois entrava a atração da noite, o brasileiro Danilo, que no seu primeiro lance da partida, rematou à baliza de Nilson e pouco depois arrancou um amarelo à defesa do Vitória.

Aos 77 minutos, lance duvidoso na área do V. Guimarães com o árbitro a marcar grande penalidade a favor do Porto. James ganhou e marcou o penalty, sem hesitar. Ficava consumada mais uma boa exibição.



5 comentários:

  1. Falas do penalty duvidoso, lance em que qualquer pessoa de boa fé que estivesse no terreno e sem repetições marca-lo-ia, mas não falas da falta essa sim inexistente, que dá o golo do Guimarães e devido à mesma fez com que o Fernando levasse o 5º amarelo.

    E "portistas" e "vimaranenses", o uso das aspas está incorrecto. Já te tinha dito uma vez. Se não sabes a funções das aspas, não custa muito pesquisar e informar-te para que o texto não parece escrito por um miúdo de 12 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Czarli,

      Falas bem do lance que origina o golo do Guimarães, mas penso que na grande penalidade a dúvida acaba por ser maior, até porque o penalty é o castigo máximo do jogo, mas é só a minha opinião. A tua só vem acrescentar qualidade à análise e é isso que se pretende.

      Quanto às aspas, vou fazer-te a vontade, porque não te quero desiludido.

      Agora, no que toca a lições sobre como escrever, tens umas quantas coisas a aprender:
      1 - "e devido à mesma fez com que"
      2 - "informar-te para que o texto não parece escrito por"

      Também já te alertei para isto uma vez, para que o comentário não pareça (assim fica correto), feito por um miúdo de 12 anos.

      Excluir
    2. É de muita má fé tentar branquear os próprios erros com os erros do próximo. 1º "que o texto não parece escrito" foi um puro erro meu (2 tempos verbais diferentes na mesma frase, não é tentar ter estilo e dar a pinta de quem sabe "escrever"), reparei logo a seguir ao publicar o comentário (mas sabes, eu apenas acrescento comentários aos textos escritos por vós...), no 2º erro não sei onde possas encontrar erro, além de ter totalmente português falado, transcrito na forma escrita... (txiii pareço um Gabriel Alves). "e devido à mesma [falta] fez com que o Fernando não possa jogar...".

      Apesares de andares à coca dos meus erros (viste como te deixei ali o "apesares"?) não foste capaz de ser homenzinho e agradecer a correcção... Não sou eu que escrevo "artigos" (vês aqui a verdadeira função das aspas?) para um blog, mas sim tu.

      Um bem haja, e usa as dicas dos leitores para melhorares a escrita. Ninguém está aqui para guerrear mas apenas para melhorar a qualidade de um blog que me satisfaz minimamente.

      Excluir
    3. Ninguém está a "guerrear", caso estivesse, não tinha feito a correção que foi sugerida.

      Aprecio a atenção.

      Excluir
  2. Este James qualquer dia está no ENORME Barça!

    Abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas avisamos já que não aceitamos comentários a insultar/provocar adeptos de clubes X ou Z, contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre os assuntos dos posts.

Pedimos também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o pessoal do blog.

Obrigado pela compreensão.